Os últimos meses do ano são sempre dedicados as campanhas voltadas à saúde, e no mês de outubro não é diferente. A campanha “Outubro Rosa”, dedicada a prevenção ao câncer de mama, ganhou uma programação especial em Atibaia. Durante todo o mês, serão oferecidos a população, diversos serviços que visam alertar sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A programação teve início já no primeiro dia do mês e seguirá até o dia 31, com um planejamento todo voltado para a saúde da mulher. Entre os serviços oferecidos, estão palestras sobre a doença e também a cerca de temas cada vez mais em pauta, como relacionamento abusivo e alimentação saudável.

Imagem: reprodução (Pixabay)

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2019, mais de 60 mil casos serão diagnosticados no Brasil. O número corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no País. O tumor é mais incidente em mulheres por volta dos 50 anos de idade, mas vale lembrar que os homens também estão sujeitos ao câncer de mama, mesmo que os casos sejam raros.

Visando o cuidado com as mulheres da cidade, a Coleta de Papanicolau e a solicitação de mamografia podem ser realizadas todos os dias do mês de outubro, das 8h às 15h, na Unidade de Saúde Santa Clara. São realizadas também, às terças-feiras, palestras sobre saúde da mulher, às 7h30, na Unidade Básica de Saúde Usina.

Sintomas e diagnóstico:

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:

  • edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • retração cutânea;
  • dor;
  • inversão do mamilo;
  • hiperemia;
  • descamação ou ulceração do mamilo;
  • secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

  • Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
  • A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

(Portal do Governo Brasileiro – Ministério da Saúde)

Imagem: divulgação/Prefeitura da Estância de Atibaia

Programação Outubro Rosa:

10 de outubro
Palestra sobre prevenção ao câncer de mama, roda de conversa sobre humor e energia
USF Boa Vista, às 13h

14 de outubro
Roda de conversa com psicóloga e teste rápido
UBS Sumico Ono, às 8h

16 de outubro
Palestra sobre saúde da mulher e prevenção ao câncer, quiropraxia, lian gong
UBS Centro, às 8h

18 de outubro
Roda de conversa sobre relacionamento abusivo, palestra sobre prevenção ao câncer de mama, conversa com familiares de usuários de álcool de outras drogas, maquiagem, zumba e sorteio
UBS Alvinópolis, às 8h

Palestra sobre câncer de mama
UBS Flamenguinho, às 14h

Palestra sobre saúde da mulher e coleta de Papanicolau
USF Cerejeiras, às 14h

21 de outubro
Palestra sobre câncer de mama com Abrapec
USF Itapetinga, às 9h

22 de outubro
Palestra sobre alimentação saudável e prevenção ao câncer
USF Maracanã, às 13h

23 de outubro
Palestra sobre saúde da mulher
USF Portão e UBS Rosário, às 9h

26 de outubro
Palestra sobre importância do Papanicolau e autoexame de mama, realização de teste rápido e coleta de Papanicolau e sorteio
USF Imperial, das 9h às 15h

29 de outubro
Palestra sobre violência contra a mulher e dia da beleza
CAPS, às 13h

30 de outubro
Bate-papo com psicóloga
USF Rio Abaixo, às 8h30

Informação: Prefeitura da Estância de Atibaia


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui