UM SONHO, UMA REALIDADE.

Nascida de uma ideia do seu fundador Walter Chaves Marim, na época o Mineirense precisou sair da sua cidade e do estado para fazer seus estudos, mas inconformado com essa situação, aliou-se com algumas lideranças locais, entre eles em especial o Dr. Francisco Filgueiras Júnior e convenceu o Prefeito da época, o senhor Erasmo Rodrigues de Souza, de aprovar a lei de criação da UNIFIMES.

Em 11 de março de 1985, em baixo de uma árvore em frente do que hoje fica a Instituição, meia dúzia de pessoas se reuniram e ali fizeram o lançamento da pedra fundamental, mas tinham na mão apenas a Lei de Criação, nenhum tijolo, nenhum centavo, porém o Professor Walter, Dr. Filgueiras, e o Prefeito Erasmo pactuaram que em seis meses fariam o vestibular e que para tanto, nesse mesmo período estariam com o prédio construído.  E realmente ficou pronto o prédio nesse prazo e realizaram o primeiro vestibular para o curso de Administração.

Primeiro Prédio da UNIFIMES – Créditos UNIFIMES

A prefeitura ajudou muito, entrando com sua infraestrutura, maquinário e pessoal, mas seus idealizadores trabalharam incansavelmente por esse sonho. Conta-se inclusive, que os mesmos iam de casa em casa na hora do almoço, pedir dinheiro para quem tinha maior poder aquisitivo e com isso conseguiram angariar fundos necessários para erguer o primeiro prédio.

Até 1985 a Lei de Diretrizes e bases da Educação permitia que um Centro de Ensino Superior fosse público, porém que cobrasse mensalidade, pois só dessa forma os municípios menores conseguiriam ter suas Faculdades. Nesse contexto a UNIFIMES deu seus primeiros passos firmes e por muitos anos pode se desenvolver com tranquilidade e apoio político local.

Numa determinada época, mudou o governo, o qual entendeu que como a UNIFIMES havia sido criada em outro partido, que deveriam mudar o quadro da direção e destituíram o diretor e o conselho superior da Instituição.

Durante uns cinco anos a Instituição ficou nesse vai e vem de política daqui e dali.  

Foi então que a Prefeita Laci Rezende voltou ao poder e em 2002, quando a UNIFIMES estava prestes a fechar, chamaram a Professora Ita de Fátima Dias Silva para assumir a Direção Geral com intuito de reerguer a Instituição.

A primeira coisa que fizeram foi desfazer aquele mal entendido, e trouxeram de volta para perto, os fundadores que haviam sido destituídos. Pediram desculpas publicamente, fizeram uma audiência publica dentro da UNIFIMES, chamaram todos os partidos, e tiraram o caráter político-partidário de dentro da Instituição, tanto é que a UNIFIMES é o que é hoje, com diversos prédios, através de emendas parlamentares de todo tipo de partido.

Esse resgate que a Instituição fez com seus fundadores, deu vida a UNIFIMES e de lá para cá, tem crescido e se desenvolvido.

Seu crescimento tem contribuído muito no desenvolvimento econômico de Mineiros e agregado muito com seu capital intelectual.

Nasceu com um único curso de Administração, e hoje são 14 cursos, e o ultimo que foi implantado foi o de Medicina e hoje já estão dando passos largos rumo ao credenciamento como Universidade.

Para marcar o aniversário, haverá uma programação especial, mas o ato de destaque será um momento festivo, onde serão feitas homenagens às pessoas que estão na Instituição há mais de 20 anos. Será um momento interno, só com autoridades, conselho superior e pessoal interno.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui