Sozinhos em terra estrangeira, com dificuldades no idioma e sem qualquer fonte de renda. Esta é a triste realidade de refugiados e imigrantes, principalmente vindos da Venezuela e do Haiti, que chegaram em Marília nos últimos meses. Na próxima semana, entre os dias 9 e 10, mutirão inédito com a participação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília e Defensoria Pública, atenderá os estrangeiros que necessitam de ajuda. O atendimento será oferecido gratuitamente na sede da Defensoria Pública de Marília, localizada na avenida Sampaio Vidal, n.º 132, no período das 13h às 17horas.

As famílias ou os imigrantes que estão sozinhos na cidade podem se dirigir até o órgão, onde será emitida a declaração de hipossuficiência. Este documento é conhecido como declaração de pobreza, permitindo auxílio público para imigrantes e refugiados de baixa renda. Por outro lado, a iniciativa auxiliará os estrangeiros a se regularizarem no país, com isenção de taxas na Polícia Federal de documentos migratórios exigidos para a formalização no Brasil.

Atenção será voltada às demandas de venezuelanos e haitianos que estão em Marília, mas qualquer outro estrangeiro que se encaixe com renda até quatro salários pode solicitar a declaração desde que comprove os documentos e resida em Marília, mesmo com passaporte vencido. O agendamento pode ser feito previamente através do telefone (14) 3402-4411. Atualmente Marília mantém um núcleo na sede da Secretaria de Direitos Humanos, na rua Olavo Bilac, n.º 369, para atender refugiados e imigrantes. O atendimento é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os documentos necessários para os estrangeiros são: passaporte ou documento de identidade do país de origem, comprovante de residência, se tiver pode trazer a carteira de trabalho, imigrante ou refugiado. Intérpretes de inglês, espanhol e francês, voluntários e pesquisadores dos grupos de pesquisa e extensão sobre imigrações das universidades Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unimar (Universidade de Marília) prestarão apoio aos refugiados e imigrantes. Informações (14) 3402-4411.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui