Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

“O João da Banda”

É assim que é conhecido João Duarte em Lençóis Paulista. Prestes a completar 70 anos e, atualmente, aposentado dos negócios, João é proprietário do primeiro comércio do ramo de autopeças da região, a atual João da Banda Automotivo.

A paixão pela música veio desde o berço. Seu pai viveu a música por toda vida, chegando a dar seu nome à Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins” de Lençóis Paulista. João seguiu seus passos e foi o trompete, seu grande companheiro de estrada, que trouxe o apelido que carregaria por toda vida.

Aos 14 anos, João se apresentou com a banda da qual seu pai era maestro. Estavam presentes na ocasião, algumas figuras ilustres da época, entre elas, o até então governador do estado de São Paulo, Laudo Natel, Laudo foi o primeiro a chamá-lo por “João da Banda”.

Nem só de trompete se faz um João da Banda

Apesar de nunca abandonar a música e as apresentações, João notou, ainda muito jovem, que a vida adulta lhe exigiria uma profissão regular. Ele trabalhou muito em diversos ramos, tendo destaque para torneiro mecânico, função que gostava e exerceu por um bom tempo. Em 1969 conheceu Cleusa Aparecida, o grande amor de sua vida. Casaram-se em 1972.

Em 1973 tiveram a primeira filha, Gisele, sua chegada foi um divisor de águas, trazendo para vida de João, uma vontade maior de estar a frente do próprio negócio e deixar de ser empregado. Não demorou para que largasse o emprego e começasse a empreender vendendo sucata.

Altos e Baixos

João coletava os materiais e os vendia para siderúrgicas em toda região, mas, diante de uma crise na década de 80, um de seus principais compradores decretou falência o que fez com que ele recebesse o pagamento em lâminas de ferro que a empresa produzia. Nessa época, para conseguir pagar as contas teve que vender de pouco a pouco o ferro que recebia como pagamento. Até que teve a ideia que transformaria sua vida.

Recomeço

João vendeu quase tudo que tinha, inclusive seu carro, juntou com algumas economias que possuía e comprou peças automotivas para revender. Viajava de cidade em cidade oferecendo seus produtos. Apesar do amor que criou pelas estradas, o vendedor decidiu que se fixaria. Abriu sua primeira loja em Lençóis Paulista, e lá está até hoje sob direção do filho Thiago.

Atualmente, João da Banda tem 3 filhos: Gisele, Thiago e Nathália, que cita com carinho, todos muito bem encaminhados na vida, segundo o próprio. Orgulhoso pelos 3 netos que lhe deram, se emociona ao falar da família que é bonita de encher os olhos! Está aposentado dos negócios, podendo fazer o que mais gosta: unir música e estrada. Entre os anos 90 e 2000, João perdeu a conta de quantas apresentações fez quando estava no número 798. Ainda toca em casamentos e eventos diversos.

História completa

O bom humor, receptividade e carisma do senhor João Duarte são difíceis de descrever, por isso, a Solutudo em parceria com a PROESTE Lençóis Paulista, convida você a conhecer um pouco mais dessa história. Na próxima quinta-feira, dia 11, às 20h, tem live com ele no Facebook e no Instagram da Solutudo.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

5/5 - (2 votes)

2 COMENTÁRIOS

  1. Linda história, parabéns para João da Banda pela sabedoria na gestão das dificuldades e a autora pelo belo texto

  2. Personagens do nosso cotidiano tupiniquim com histórias escritas com tanta luta, amor e simplicidade mostram um pouco do valor de nossa gente.
    Parabéns pelo artigo!
    RSVP:
    Confirmadíssimo na live!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui