Com a “missão de transformar o primeiro problema mundial em uma oportunidade de terceiro mundo”, o empresário Mike Than Tun Win pratica a sua luta contra o desperdício.
Ao invés de deixar milhares de bicicletas conservadas e em bom estado serem descartadas, por conta do fechamento da empresa OBike, em Cingapura, em 2018, o empresário está retirando as bikes e doando para crianças pobres de Mianmar, na Ásia.

Descontente com o descarte, após a liquidação judicial, Win viu nos objetos uma alternativa às crianças da vila que ele via caminhando para a escola pela estrada.
Alguns alunos chegam a caminhar até uma hora de casa para a escola e as famílias dificilmente podem pagar por uma forma simples de transporte, como bicicleta ou motocicleta … um ônibus escolar é quase inédito para os estudantes nas aldeias rurais.
Para que fosse possível comprar as bicicletas não usadas e doá-las para crianças em idade escolar, evitando todas as burocracias sobre os produtos, Win fundou a LessWalk.
A organização sem fins lucrativos tem por objetivo a circulação de bicicletas, seja por doação ou patrocínio, seja por compra, para distribuição gratuita às crianças estudantes que vivem abaixo da linha da pobreza em Mianmar.

Mesmo com os patrocínios e doações, a maior parte do financiamento de US $ 400 mil da LessWalk veio diretamente do empresário Win. (Créditos: Reprodução/ LessWalk)
“A iniciativa é melhor do que o esperado, já que eu estava tentando comprar bicicletas usadas de cemitérios de reciclagem, mas consegui obter bicicletas 100% novas a um preço muito bom!”, em entrevista a um blog.
Win já enviou e recebeu cerca de 4.700 novas bikes e mais 5.300 já estão a caminho.
O autor do projeto, que está nessa empreitada desde 1º de março, após publicar sua ideia em seu Facebook e Linkedin, está aberto a quem puder contribuir com a missão das bikes!
Contribua e faça parte do movimento!
Fontes: Good News Networking; SNB; LessWalk.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]