Será que existem milagres da natureza? Essa é uma pergunta sem resposta concreta. Há quem diga que a própria natureza é um milagre, mas a certeza que temos é que independente disso, devemos respeitar e proteger o meio em que vivemos. Felizmente, algumas pessoas possuem essa consciência e nos ajudam a conservar nosso planeta!

Esse é o caso dos guardiões do templo hindu Hayagriva Madhav. Eles guardaram um segredo que foi classificado como um fenômeno da natureza!

Há 17 anos, a tartaruga Bostami foi considerada extinta pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

A espécie desapareceu pela exploração como fonte de alimento e pela perda de seu habitat natural.  No entanto, o que poucos sabiam é que alguns filhotes da espécie haviam sido conservados em segredo no templo hindu, no estado indiano de Assam. 

O principal motivo do sigilo não foi apenas impedir a extinção da tartaruga. Na realidade, os guardiões acreditam que essa espécie é a reencarnação do deus Vishnu. Segundo a crença hinduísta, ele é o deus responsável pela sustentação do universo. 

Planos Futuros

A preservação dos animais foi divulgada no início do ano por conta da parceria do templo com o grupo conservacionista Good Earth. A iniciativa visa a criação das tartarugas e a sua reintrodução na natureza. 

Em janeiro, 35 filhotes foram lançados nas águas de um santuário local, sendo que 16 deles se desenvolveram no templo hindu. 

Em entrevista ao jornal indiano The Hindu, a veterinária Jayaditya Purkayastha declarou: 

“Este é um marco na história da conservação de tartarugas de Assam. E não teria sido possível sem o interesse demonstrado pelas autoridades do templo no programa de reprodução artificial”

O próximo passo do programa busca a expansão para outras 18 lagoas ao redor do templo, a fim de preservar outras espécies de tartarugas ameaçadas de extinção

Fontes: The Hindu; Good News Network; Hypeness


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui