Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Na história de Lençóis Paulista, há duas versões sobre sua origem. Uma delas conta que, José Teodoro de Souza, de origem mineira, fincou sua primeira residência no local. Já a outra versão, conta que Francisco Alves Pereira, se separou de uma caravana que se direcionava ao Goiás e, ao explorar o rio, notou que suas espumas brancas assemelhavam-se a lençóis.

Lençóis Paulista atualmente

No ano de 1858, foi elevado à Freguesia Distrito, quando foi construído uma capela em louvor à Padroeira Nossa Senhora da Piedade, sendo o patrimônio do Bairro de Lençóis. Passado alguns anos, em 1865, foi promovido a Município, Lençóis Paulista.

Rua 15 de Novembro, na década de 1940

Em 1944, o nome da cidade foi alterado, pois já havia uma cidade chamada Lençóis no estado da Bahia, então passou a se chamar Ubirama, escolhida pela cana-de-açúcar ser altamente cultivada na cidade. No entanto, em 1948, novamente a cidade mudou seu nome, passando a se chamar “Lençóis Paulista”.

Escritório da Usina da Barra em 1950.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui