Hoje em dia, mais e mais pessoas procuram tratamentos alternativos aos da medicina tradicional, seja por uma questão de estilo de vida, desejo de diminuir o uso de medicamentos ou até mesmo como um último recurso para aliviar dores e síndromes.

E foi pensando nisto que Mariana Vernini decidiu fazer ao ser farmacêutica. Formada desde 2017, ela trabalha com acupuntura e reiki. O interesse pela área holística sempre existiu em sua vida, mas foi durante um intercambio de seis meses no Canadá que uma colega japonesa lhe apresentou um pouco mais sobre a acupuntura e ela decidiu estudar e aprender a prática.

Mariana Vernini é farmacêutica e especialista em acupuntura, reiki e terapias holísticas em geral. (Foto: Arquivo Pessoal)

Tratar o corpo como um todo

A medicina holística é baseada na teoria do holismo, em que todos os organismos vivos e o meio ambiente funcionam como um sistema integrado, então, por esse ponto de vista, as dores e doenças das pessoas devem ser analisadas também levando em consideração o seu ambiente pessoal, energético e emocional.

É importante anotar que a medicina holística é uma abordagem de tratamento e que pode ser encarada como estilo de vida, pois também enfatiza a educação e autocuidado, além de incluir dietas e exercícios físicos. Sendo uma abordagem e não uma especialidade, é possível e também recomendado que a medicina holística seja aliada a medicina tradicional durante tratamentos de saúde. Mariana ainda explica:

Nós conseguimos tratar tudo, mas obviamente não é um milagre. Por exemplo, quando tratamos pessoas com câncer, que fazem quimioterapia, nós auxiliamos com os efeitos colaterais, junto com a parte dos medicamentos.

Acupuntura e auricoterapia

Hoje, Mariana Vernini trabalha em uma clínica de cuidados paliativos e estética, sendo estas áreas multidisciplinares e há tanto o emprego da acupuntura tradicional, quanto outros estilos de cuidados.

A acupuntura, a mais famosa delas, é na verdade uma prática milenar chinesa e que antigamente era passada de geração em geração. Atualmente, é bem difundida, principalmente no Brasil e pode ser executada por pessoas da área de saúde que sejam especializadas.

Essencialmente, na acupuntura, após feito o diagnóstico de alguma doença ou sintoma, são aplicadas agulhas em pontos específicos do corpo que se distribuem sobre meridianos, chamados “canais de energia” e a partir disso se obtêm diferentes efeitos terapêuticos.

As agulhas são dez vezes mais finas do que as utilizadas para tirar sangue ou injeções e é uma terapia completamente indolor.  

Serve para tudo, desde crises de ansiedade, enxaquecas, cólicas, problemas na coluna, até em tratamentos para fertilidade

A auricoterapia é um tratamento-irmão da acupuntura, mas que cuida do corpo a partir da orelha, que é um microssistema. A diferença entre as duas é o tempo de resposta, que pode ser mais lenta na auricoterapia e também o uso de sementes de mostarda ou agulhas semi permanentes ao invés das agulhas tradicionais da acupuntura.

A acupuntura pode ser feita no corpo todo ou em um microssistema, como a orelha e com agulhas tradicionais, agulhas semi permanentes ou sementes de mostarda. (Foto: Arquivo Pessoal)

Reiki – a energia do universo

Outra especialidade de Mariana Vernini é o reiki, que consiste em uma terapia energética feita através da imposição das mãos. Durante o tratamento, utiliza-se a energia para poder equilibrar as pessoas e auxilia bastante no relaxamento e clareza de pensamentos.

A prática é muito usada em casos de ansiedade, insônia, mas também dores e para o bem estar de pacientes com câncer e terminais. As sessões duram cerca de 30 minutos e podem ser feitas à distância. O diferencial do reiki é que ele pode ser feito em crianças, animais, plantas e basicamente em qualquer organismo.

Mariana Vernini - clínica
Mariana Vernini atende atualmente na Clínica Vitallis e também a domicilio em São Manuel e região. (Foto: Arquivo Pessoal)

Benefícios infinitos

Para Mariana, o maior benefício é a possibilidade de substituir os tratamentos tradicionais, como os medicamentos, por tratamentos alternativos que trazem resultados tão bons quanto.

Às vezes a pessoa tem ansiedade e toma um monte de remédios e fazendo acupuntura, ela tem os mesmos benefícios, até mesmo melhores, sem precisar ficar se medicando. É um tratamento evolutivo

O tempo de resposta dos tratamentos depende de cada paciente e cada caso, pois envolve um conjunto de práticas e até mesmo mudanças de hábitos e vai do comprometimento de quem decide fazer uma terapia alternativa.

Mariana Vernini diz que pretende expandir mais na área e se aperfeiçoar ainda mais nas técnicas holísticas, inclusive ministrar cursos para ensinar o que já sabe. E não esconde a vontade de ter um dia sua própria clínica.

Atualmente atendo na clínica Instituto Vitallis e a domicílio e tenho clientes em outras cidades da região

Serviço

Mariana Vernini Acupuntura

  • Endereço: Avenida Irmãs Cintra, 511 – Centro – São Manuel/SP
  • Telefone: (14) 9969-32526
  • E-mail: marianavernini@yahoo.com.br
  • FacebookInstagram

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui