Num inverno desses, todo mundo gosta (e precisa!) de um banho quentinho, não é mesmo? Mas, infelizmente, nem todos têm esse privilégio. 

Segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2015 o número de pessoas em situação de rua no Brasil ultrapassou os 100 mil.

Foi pensando nessa parcela socialmente mais vulnerável da população, que Rubens Prado criou a “carreta do banho”.

A ação social “Amigos do Banho”, surgiu no fim de 2018, depois que o idealizador do projeto conseguiu apoio da Paróquia Santo Antônio, de Praia Grande. A carreta conta um um chuveiro feminino, um masculino e ainda com uma pia.

Toda quarta-feira, a carreta é levada até um ponto diferente da cidade. Com a capacidade de oferecer até 30 banhos quentes por dia, os voluntários do projeto também disponibilizam um kit de higiene pessoal para as pessoas em situação de rua, além de roupas e cobertores, se possível.

solidariedade aquece moradores de rua
Carreta que passa por vários bairros de Praia Grande todas as quartas. (Foto: Arquivo Pessoal/Rubens Prado)

Idealização

A ideia surgiu quando Rubens distribuía refeições para os desabrigados e começou a reparar nos hábitos de higiene pessoal deles.

Agora, o ato de solidariedade conta com aproximadamente 15 voluntários. Além dos banhos e dos kits, as refeições continuam a ser entregues e ajudam a esquentar o inverno de cada um que passa pelo “Amigos do Banho”!

Sobre a proposta, Rubens diz:


“Um banho às vezes não lava só o corpo, lava a alma também”.

solidariedade aquece moradores de rua
Refeições oferecidas às pessoas em situação de rua após o banho. (Foto: Arquivo Pessoal/ Rubens Prado)

Doações

Para continuar funcionando, o projeto precisa da colaboração de todos! Roupas masculinas, toalhas, itens de higiene e alimentos são bem-vindos. Você pode encontrar mais informações através do número: (13) 97419-2706.

Fontes: Razões Para Acreditar; Catraca Livre; A Tribuna


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo!E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui