A turma do Técnico em Design de Interiores foi convidada a dar consultoria e montar uma estrutura no shopping da cidade que deverá oferecer ferramentas para diagnóstico e prevenção ao câncer de mama.


A partir do próximo dia 3 de outubro, no Jaú Shopping, haverá um ponto de atendimento para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. A estrutura foi  projetada e montada pelos alunos do curso Técnico em Design de Interiores do Senac Jaú e atende a Casa da Mulher Jauense (instituição que presta atendimento e apoio para mulheres de todas as idades em situação de vulnerabilidade).

Com o intuito de trazer um ambiente acolhedor, que mostra o poder da transformação de histórias em superação, em um movimento de informação, prevenção e acolhimento de mulheres, o projeto toma forma no mês da consciência sobre o câncer de mama.

Wilson Vergilio Neto, docente da área de arquitetura da unidade e responsável por coordenar os alunos no projeto, comentou sobre a experiência e como o exercício se funde aos pilares do Senac. “A ideia de trabalhar em um projeto real e ainda com caráter de atendimento social com a comunidade, embasado nas marcas formativas do Senac trazendo elementos técnicos de trabalho e tendo como norteadora a proposta pedagógica/movimento Pontes, foi algo que, de cara, a turma do Técnico em Design de Interiores se apropriou. Os alunos vivenciaram em várias etapas um processo real de trabalho, como o mercado de trabalho traz”, explica. Ainda segundo o docente, a concretização de um espaço de projeto que eles deram consultoria foi um movimento de forma tão colaborativa que evidenciou a metodologia de trabalho do Senac em sala de aula, validando a atitude empreendedora dos alunos.

Detalhes sobre a estrutura

Os elementos escolhidos para compor o espaço foram flores, borboletas e laços cor-de-rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa, que trabalha a conscientização do tema.

Apresentação do projeto

Muito além do projeto

Cris Moreira, uma das alunas da turma de Design de Interiores que está trabalhando no projeto, foi recentemente diagnosticada com câncer de mama e, por isso, conta que a ação ganhou uma importância ainda maior. “Esse projeto tem, hoje, um significado muito importante na minha vida. Estou justamente sentindo na pele o que essas mulheres sentem. Recentemente eu tive a notícia mais desesperadora da minha vida: escutei do médico que estou com câncer de mama. Foi um choque; parece que o mundo desabou em mim. Fiquei confusa e perdida. Porém, esse projeto veio como um presente para eu entender melhor como passar por tudo isso e tentar ajudar outras mulheres a superarem esse novo desafio. O apoio dos meus colegas e professor está sendo muito importante pra mim. São pessoas que vou levar pro resto da minha vida, no meu coração”, relata. 

Já Raphael Gregório da Silva, outro estudante envolvido no projeto, relata que a experiência em trabalhar na ação traz alegria e entusiasmo para o que está por vir em sua futura carreira. “Sentimos como é a rotina de um designer de interiores, mostrando as dificuldades, os prazeres e diversas situações que envolvem as atitudes e decisões de um profissional em atuação”, comenta.

Autocuidado e sustentabilidade emocional

Mônada Spinelli Ferraz Santos, gerente do Senac Jaú, reforça que o calendário escolar da unidade está alinhado ao projeto político-pedagógico da escola, e visa sensibilizar e cocriar pautas relacionadas à diversidade e às relações entre indivíduo e sociedade. “A cada trimestre, a unidade possui um tema base, onde são vinculados os projetos escolares. No projeto de design, para criação do espaço de autoexame e diagnóstico de câncer de mama, temos a questão do autocuidado e da sustentabilidade emocional que este momento demanda, o conforto no ambiente e o contexto social da conscientização e apoio para este tema”, pontua.

O projeto conta com um circuito composto por: Trilha de Borboletas (imagens adesivadas no chão que levam ao espaço), Vitrine e Portal para o Jardim (que terá a exposição de histórias de mulheres que enfrentaram a doença), uma Loja e Espaço para Doações (com exposição de lenços, símbolos de força e autoestima), Casulo (onde será explicado como fazer o autoexame), Jardim Metamorfose (espaço reservado para rodas de conversa, palestra e momentos de reflexão, preparado para inspirar amparo e aconchego), Espaço Modular para Ações e Atendimentos (mesa de informações e acolhimento para amparar a comunidade) e o Histórias Cruzadas (local com fotos e histórias de mulheres que enfrentaram o câncer de mama e superaram).

Alunos reunidos durante a montagem do espaço
Momentos iniciais da elaboração do projeto

A estrutura no Jaú Shopping ficará aberta ao público até o dia 30 de outubro e todos os serviços oferecidos são gratuitos. “A oportunidade de vivenciar um projeto real e ter a possibilidade de ir além da sala de aula, contribuindo com a sociedade por meio de um gesto de carinho e respeito ao próximo, é o que todos nós, alunos do Senac, somos incentivados a fazer desde o início do curso”, finaliza Leonardo Ferraz Rinaldi, também aluno do curso Técnico em Design de Interiores.

Serviço:

Atendimento à saúde da mulher no Jaú Shopping

Endereço:  Avenida Dr. Quinzinho, número 511 – Chácara Peccioli, Jaú (SP)

Disponibilidade do serviço: de 03/10 a 30/10

Senac Jaú

Endereço: Rua São Sebastião, número 145 – Chácara Braz Miraglia, Jaú/SP

Para mais informações: sp.senac.br/senac-jau

Informações à imprensa:

Ideias & Efeito Comunicação

Paula Santana

[email protected]

(14) 98803-1427

Christine Xavier

[email protected]

(15) 98828-5458

Setembro/2022

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui