O alerta mundial para o desaparecimento das principais polinizadoras do planeta tem sido foco de diversas organizações e grupos.

Segundo um levantamento feito pelo McDonald’s estima-se que 44% de todas as colônias estadunidenses tenham sido extintas somente em 2016.

Em vista disso, uma unidade do fast food na Suécia contratou um carpinteiro para criar a “McHive”, ou McColmeia, para chamar a atenção do pública para a causa.



Algumas franquias da rede McDonald’s na Suécia estão fazendo sua parte com a hospedagem de colmeias nos telhados dos restaurantes. Outras também estão plantando centenas de flores nos jardins dos estabelecimentos. (Créditos: Divulgação/ McDonald’s)

O projeto, considerado a menor loja de empresa do mundo é, na verdade, uma colmeia para as abelhas, totalmente funcional e decorada com as principais características do fast food.

Em divulgação da ação, a empresa lançou um vídeo que mostra a construção do mini restaurante. Confira só:



O menor McDonalds do mundo está agora aberto, com espaço para milhares de convidados importantes. Uma homenagem aos nossos restaurantes na Suécia, que tem colmeias em seus telhados. Uma iniciativa que começou localmente, mas agora está se espalhando nacionalmente

Com aproximadamente 37 mil restaurantes ao redor do mundo, a ação do McDonald’s sueco pode servir de grande ajuda para as abelhas se inserida em cada unidade da empresa.

Ou até mesmo, como inspiração para que outras empresas promovam campanhas de auxílio ao movimento das abelhas.

Importância

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para as pequenas trabalhadoras, que contribuem com uma variedade de alimentos.

As abelhas exercem a função de polinizadoras de até 80% de nossas colheitas e são consideradas como parte integrante de diversos ecossistemas-chave para o planeta.

Frente ao assunto, o Greenpeace Brasil aponta a preocupante situação do nosso país. Segundo a organização, “Entre dezembro de 2018 e março de 2019, mais de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas em diversas regiões do país”.

E o principal causador de suas mortes são os agrotóxicos. No país, só nos primeiros meses de 2019, o governo liberou 166 novos químicos, dos quais 44% são altamente ou extremamente tóxicos às abelhas.

Do global ao local

No interior paulista, o Viveiro Municipal de Marília está fomentando o plantio de mudas melíferas, conhecidas por serem plantas mais propícias a atrair e contribuir com a proliferação das abelhas.

A ação distribui, gratuitamente, mudas de maracujá, jequitibá, araçá, entre outras. Para saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo preparado pela Solutudo Marília aqui!

Um exemplo que pode ser replicado também em sua cidade! Então, que tal ajudar o movimento?

Fontes: McDonald’s; Exame; Greenpeace Brasil; Solutudo.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui