Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.


A definição veio de um fotógrafo e não poderia ter sido diferente. Membro da Comissão dos Registros Históricos de Marília, Ivan Evangelista Júnior foi quem olhou para o Cemitério da Saudade – o maior de Marília – e o apelidou de ‘pinacoteca a céu aberto’.  

Esta definição se dá justamente porque além de concentrar sepulturas que neste dia 2 de novembro é ponto de peregrinação de fiéis – como a de Guaraci Marques Pinto, o Pé-de-Veludo que na crença popular é reconhecido como milagreiro, ou a da menina Iracema Rufino – o local abriga e concentra inúmeras pinturas de painéis em azulejo.  

História e estudos

Um levantamento feito por Ivan Evangelista Júnior e que resultou num dos mais completos roteiros turísticos de Marília, no início dos anos 2000, contabilizou mais de 80 afrescos produzidos por uma artista plástica cujo talento conquistava quem caminhava pelo Cemitério da Saudade: a irmã Laurinda Paulim, apóstola do Sagrado Coração de Jesus e que viveu em Marília entre 1960 a 1972.

Assinatura

Quando o fotógrafo entrevistou a irmã Laurinda descobriu, por exemplo, que ela evitava assinar as telas com seu próprio nome, preferindo assinar com o nome da congregação à qual pertencia. A religiosa teria comentado com ele que para conhecerem suas obras, as pessoas teriam que ir até o cemitério. “Quem quiser ver a grande parte das minhas telas tem que estar entre os mortos”, afirmou para Ivan durante a entrevista para o guia turístico.

Mais curiosidades

Um dos afrescos em azulejos produzidos pela irmã está na lápide de Octávio Lignelli, um precursor da comunicação em Marília com grande atuação no rádio. O painel  traz um violão entre rosas. A irmã Laurinda deixou Marília e se mudou para o Vale do Paraíba, morando na região de São José dos Campos. Depois, retornou para o lado Oeste do Estado de São Paulo, vivendo em Araçatuba. Todas as fotos que ilustram esta reportagem foram feitas pelo fotógrafo Ivan Evangelista Júnior.


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui