Para muitos, a palavra arte não é apenas um simples substantivo. Para Raissa, a arte é transformação. Ser artista é ser livre para criar e se reinventar de inúmeras formas. Através da arte, as emoções, histórias, culturas e ideais podem ser expressas.

Apostila. Foto: arquivo pessoal.

A arte é subjetiva como são as pessoas. A cada olhar ela nos possibilita a identificação ou a percepção de sentidos diferentes. Apostila, por exemplo, uma das gatinhas mais fofas do mundo, foi reproduzida em um quadro. Ela não deixou de ser apostila, mas se olharmos para o quadro podemos nos perguntar: Qual o motivo por trás das cores usadas? Quem foi o artista que fez a obra? Quem é apostila e por que ela foi reproduzida? Uma arte é igual a inúmeros significados.

Raissa Araujo

Raissa. Foto: arquivo pessoal.

Com 22 anos, formada em Marketing Digital, Raissa Araujo é a artista santa-cruzense. Desde pequena, o dom e a paixão pela arte já eram perceptíveis. Pintura, dança, desenhos e escrita eram motivos de elogios logo que ela entrou na escola, aos seis anos. A arte sempre esteve presente em sua vida, não só como uma habilidade, mas como uma forma de transformação, liberdade e criatividade.

Em 2020, Raissa decidiu viver da sua arte. Anteriormente, em questão dos trabalhos e estudos, só aos finais de semana que sobrava um tempinho para suas criações.

“Em 2020, resolvi pedir demissão e mergulhar de cara no meu sonho de viver da minha arte. Eu tinha alguns trabalhos originais que havia feito nas horas vagas e comecei a postar nas redes sociais, contando um pouco da minha história e o meu propósito. Foi aí que várias pessoas começaram a conhecer minhas pinturas e surgiram as primeiras encomendas”, conta Raissa.

Foto: arquivo pessoal.

Tudo começou com a personalização de jaquetas, roupas e quadros. E, hoje, seus trabalhos são direcionados em maior parte para retratos de pets em aquarela. Todos realizados em um cantinho mais que especial, a sua casa.

“Eu reproduzo a foto na pintura. Com cores e fundos que partem de minha escolha e, assim, fico livre para criar. Eu amo animais, adoro conhecer as histórias que os donos dos pets me contam e poder eternizar esses animais tão especiais com a minha arte. Para mim, animais são melhores que pessoas.”, assume a artista.

Cinco curiosidades sobre a jovem artista são: “eu não consigo trabalhar sem ouvir música e com a mesa bagunçada, tem que estar muito organizado e limpo. Amo brigadeiro e viajar em lugares que tem natureza. Sou muito extrovertida e amo cozinhar”, diz Raissa.

Foto: arquivo pessoal.

Desafios do mundo artístico

A instabilidade financeira é uma das variantes mais marcantes. Normalmente, para os jovens artistas que estão ingressando nesse meio. O salário é incerto e fica de acordo com as vendas.

“Eu acho que a arte, independente de qual ela seja, ainda é muito desvalorizada. As pessoas querem um resultado muito bom por valores que muitas vezes não pagam nem o material usado para executar tal trabalho.”, diz a amante de pets.

Pedidos inusitados

Todo artista tem aquele acontecimento ou pedido marcante em sua trajetória. O de Raissa foram dois. O primeiro foi um pedido para a reprodução de 22 pets, uma quantidade expressiva de quadros para ser realizados em apenas um mês. E o outro foi uma reprodução em uma tela 80×60, um tamanho totalmente fora do que a pintora estava acostumada.

E sabe quais foram os resultados? Bom, é impossível descrevê-los com palavras, por isso, olhe abaixo:

Você lembra das perguntas sobre a apostila?

A apostila é um dos pets de Raissa, ou melhor, é “sua filha”. As cores e fundo utilizados partiram do momento de inspiração e criação. Foi Raissa quem fez a obra e ela foi reproduzida como forma de exprimir seu amor pela gatinha.

Para mais informações e/ou conhecer os trabalhos da artista:

Instagram: raiujo.art


Comente se você também se encantou com as obras da Raissa!


Leia também:

-> Menina da Pamonha: a impressionante história de vida por trás da famosa pamonha de Santa Cruz do Rio Pardo

-> Jornalista de Santa Cruz cria vaquinha de alimentos e consegue atender mais de 400 crianças


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui