A pandemia de coronavírus nos obrigou a adaptar a maneira de ofertar nossos serviços e produtos. Houve mudanças de nossos olhares sobre o mundo ao nosso redor. E uma das áreas que sofreu com estas transformações, foi a artística e cultural. É exatamente por esta razão que a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo encontrou uma solução para manter a arte viva entre a população.

Surgiu o projeto de lives do Auê Cultural. A única alternativa era a utilização das mídias sociais e esta solução atendeu aos artistas, auxiliou financeiramente e garantiu um espaço para expressões artísticas.

Então, o Lives é um projeto com o objetivo de proporcionar um espaço de propagação dos trabalhos do pessoal da cultura. É um amplo acesso de trabalhos de qualidade para toda a população de artistas selecionados.

“De imediato, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu os seguintes projetos: “Coreto Virtual”, “Minuto Afro”, “Contos e Canções”, “Você Artista” e “Você Leitor” […] Em seguida venho a ideia das lives diversificadas que foram de discussões sobre cerveja artesanal até uma festa de Carnaval on-line. Neste interim, no ano de 2021, fora produzido e publicado pela Secretaria Municipal de Cultura o minidocumentário “2021: o Carnaval que não teve”, uma ode aos blocos carnavalescos de Santa Cruz do Rio Pardo. No mais, com o advento da Lei Aldir Blanc, o conceito de lives foi ampliado. Até o presente momento, foram oferecidas nas redes da SMC mais de 30 apresentações musicais ao vivo”, explica o secretário de cultura, Frednes de Oliveira Botelho.

A escolha dos artistas foi através de convites no início de modo voluntário. Com a não diminuição da pandemia, foram feitos editais em que os artistas se inscreviam para serem submetidos às escolhas das Comissões Julgadoras. As melhores pontuações são selecionadas para apresentarem nas lives.

Para os artistas, é visto como uma oportunidade, até porque recebem um financeiro e é momento de manutenção de suas carreiras se mostrando para um público que, talvez, ainda não foi atingido. E o público ama. Os feedbacks são positivos, a população recebe de coração aberto as lives e para muitos pode ser a sua única forma de entreter.

E a expectativa futurista é de momentos híbridos, pois, o virtual veio para ficar, mas “creio que pós-pandemia haverá um movimento muito forte para que haja encontros presenciais. Entretanto, eventos virtuais sempre serão uma alternativa viável”, finaliza o secretário.


Quais lives você já assistiu? Qual foi a sua preferida?


LEIA TAMBÉM

–> Carnaval é em Santa Cruz do Rio Pardo! Relembre histórias e veja algumas fotografias:

–> “Bahia de Todos os Santos”: saiba quem está por trás da coreografia que rende troféus para Santa Cruz do Rio Pardo

–> Escola municipal é destaque pela metodologia de aprendizagem ir além do ensino regular em Santa Cruz do Rio Pardo


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Santa Cruz do Rio Pardo e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br ou WhatsApp: (14) 99633-1204.

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui