Já contamos diversas histórias de pessoas diferentes de Ourinhos. Cada uma com suas particularidades que nos enchem de orgulho e nos inspiram a ser uma pessoa melhor. Por isso, a reportagem especial do dia é sobre uma pessoa que decidiu ser ourinhense por opção e tem muito orgulho desta terrinha. Inclusive, é esposo da estátua viva da cidade, a Karina Zimmermann. Já sabe quem é? Leia até o final.

Gustavo

Ele é Gustavo Gomes. Ele se considera ser um menino e na época de menino era um velho. Uma pessoa de criatividade constante e que se formou em Arquitetura para ter a chance de dar forma e jeito a esta sua abundância criativa. Ele chegou em Ourinhos em 1997 para colocar em prática o seu maior projeto de impacto social, o Terminal de Integração de Ourinhos que passam, aproximadamente, entre 10 a 15 mil pessoas por dia.

Gustavo. Foto: arquivo pessoal

A real é que tudo começou quando se casou com uma ourinhense e sentiu a necessidade de vim para a cidade, mas o casamento acabou e ele casou-se com Ourinhos. “A cidade significa a descoberta da vida em comunidade. Aqui eu descobri que o anonimato da metrópole só serve para quem quer fazer coisa errada. Aqui, sinto que sou conhecido e reconhecido”, fala Gustavo.

Foi na terra do povo de coração de ouro que ele conseguiu ser professor, urbanista, designer, comunicador visual, ser o profissional de arquitetura em diferentes vertentes que em São Paulo capital não seria possível. No interior, ele se sente especialista em generalidades.

Gustavo e sua atual esposa, Karina. Foto: arquivo pessoal

Gustavo em Ourinhos…

Sendo assim, ser profissional de arquitetura em Ourinhos é ter a permissão de transformar uma rua, um bairro e uma região completa. É olhar para a escola do município para compreender qual é a necessidade de estrutura.

Além de que “ser arquiteto em Ourinhos é uma oportunidade muito interessante, pois, participei da criação do curso de Arquitetura da cidade e pude, por ser professor, participar da vida profissional de quase todos os arquitetos jovens da cidade e da região”, fala Gustavo.

Com isso, o legado do ourinhense de coração foram suas atividades enquanto coordenador de Urbanismo na Prefeitura. Ele prometeu a si mesmo dar um destino à planta do Hospital Regional, ao lado da Fatec, onde é o Ambulatório Médico de Especialidades (AME); elaborar o Plano Diretor de Ourinhos, porque os dois primeiros não houve participação popular nem mecanismos de viabilização de projetos; e trabalhou no “Contorno Ferroviário”, um projeto de manobras ferroviárias que já é aprovado e depende de do Governo Federal para investir no ferroviário.

Por isso, em sua concepção a sua maior dificuldade é “não ser padrão. É gostar de cultura, arte e poesia em um mundo tão idiotizado pelo imediato. Minha maior conquista é ter uma família e um pequeno grupo de amigos que pensam e sentem como eu”, assume o arquiteto.

Autoavaliação

Ao parar para avaliar o Gustavo lá do início com o do presente, a resposta foi simples e direta: “o Gustavo do começo não reconheceria o Gustavo do presente”. Foram tantas mudanças e amadurecimentos que o passado ficara de boca aberta com tudo que conquistou, com as obras e os projetos do homem do presente.

“Gostaria de ter experimentado algumas coisas, como ter trabalhado em outras áreas e ter morado em outros lugares. Mas quando penso que qualquer decisão destas poderia não ter me trazido onde estou, sei que fiz as melhores escolhas”, relata o profissional.

Desta maneira, a lição de vida é a importância em não duvidar, discutir e aceitar tudo com um “amém”. É sempre ser melhor. Portanto, o futuro é “continuar podendo ser eu respeitando os outros e sendo respeitado. Pretendo realizar ainda mais projetos e transformar mais sonhos em realidade por meio da arquitetura”, finaliza Gustavo.


Tão feliz em saber que escolheu Ourinhos para ser a sua moradia para sempre, né?!


LEIA TAMBÉM

–> Guerreira e mulher cheia de fé: ourinhense conta como enfrentou aneurisma, AVC e outras surpresas da vida

–> Cicero de Pais: um dos grandes responsáveis pela arte e cultura de Ourinhos

–> Ysa Grilo: com mais de 142 mil de seguidores em mídias sociais, a influencer é sucesso entre os ourinhenses


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui