No último estudo divulgado pelo IBGE, os idosos ativos profissionalmente chegaram a 7,5 milhões de pessoas.
O mundo dos negócios pode e deve servir para todas as idades. O mercado apoia os jovens a começarem suas jornadas e desbravar novas descobertas, assim como ainda existe um universo inteiro a ser desbravado pelos os mais velhos.
Para a realização de um sonho ou a consolidação de uma empresa para a terceira idade, isso pode ser ainda mais desafiador, mas não impossível, visto que o mercado para os mais experientes está voltando a ganhar força.
De acordo com dados do Sebrae, mais de 650 mil idosos estão atuando como empreendedores – 10,8% dos que ainda não o fizeram admitem ter vontade. Cerca de 3,1% das pessoas que empreendem no país têm mais de 60 anos. Evidenciando assim que os idosos estão ativos e ainda buscam empreender e trabalhar para melhores condições de vida.
A terceira idade voltou com força no pós-pandemia
No período da pandemia, a terceira idade sofreu bastante com o afastamento. Esse retorno e aumento na porcentagem citada acima se explica uma vez que essas pessoas estão retornando ao mercado de trabalho e abrindo seus próprios negócios.
“Engana-se quem acha que as pessoas que têm 65+ encerram suas jornadas no trabalho; essa faixa etária está voltando com tudo e buscamos incentivá-las ainda mais”, afirma Rafael Somera, CEO da Solutudo. “Entendendo a importância desses empreendedores e colaboradores, é um trabalho conjunto no qual nós, os mais jovens, auxiliamos com as novas tecnologias, possibilitando que a marca deles cheguem a lugares mais longes, e os mais velhos ajudam com as experiências e conhecimentos.”
A terceira idade adotou novas tecnologias
As novas tecnologias e os investimentos nas redes sociais como estratégia de marketing digital não servem apenas para os mais jovens, mas também para a terceira idade, promovendo seus produtos e tendo um contato ainda maior com os seus clientes. Um aplicativo de fácil entendimento e acesso é o WhatsApp.
O aplicativo WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas por idosos no Brasil, segundo dados do estudo realizado pela CNDL juntamente com o SPC Brasil. De acordo com o estudo, 92% das pessoas com 60 ou mais usam o aplicativo diariamente. Sua utilização pode ser feita através de mensagens e áudios. Como canal de comunicação também é possível a colocação de catálogos de produtos e mensagens automáticas para interação e otimização de processos com os clientes.
5 vantagens de se trabalhar com alguém da terceira idade
Os anos vividos são valiosos. Com isso, muitas empresas estão buscando pessoas mais experientes para cargos de liderança e gerenciamento, a fim de que os mais jovens possam se espelhar e obter um referencial.
Conheça as vantagens de se trabalhar na terceira idade:
- • Aumento cognitivo;
- • Expansão de conhecimento;
- • Novos networkings;
- • Novos propósitos para os objetivos;
- • Independência e confiança.
As pessoas mais velhas possuem mais experiência profissional e socioemocional, lidando melhor com a pressão e os problemas diários de uma empresa. Ambientes corporativos que apoiam essa participação combatem o preconceito etário que muitos idosos sofrem durante as tentativas de realocação no mercado.
Confira a matéria na íntegra: TERRA