Quando se pensa em casa de campo não tem como esquecer da piscina. Ela é um dos primeiros itens da lista de construção, e, passar momentos relaxantes com a família é maravilhoso, mas… será que todos pensam na segurança antes de iniciar o projeto da piscina?

A importância da segurança

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), acontecem cerca de 17 afogamentos todos os dias no Brasil, sendo que 2% desse total ocorre em piscinas, principalmente nas residenciais.

Para evitar essa estatística, nossos parceiros da Ribeiro Piscinas, especialistas em construção de piscinas, vieram nos esclarecer sobre a importância das regras de segurança.

A Ribeiro Piscinas  é uma das referências do setor e está cadastrada na plataforma da Solutudo, em parceria com a Momentum, que leva soluções do dia-dia para moradores dos empreendimentos Ninho Verde II.

Cuidados na construção

A maioria das pessoas que buscam profissionais não imaginam que existem regras e padrões das instituições ABNT e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) que norteiam aspectos como área de fuga, piso antiderrapante para evitar escorregamentos e quedas, etc.

Existem vários métodos de construção para piscinas, mas um destaque vai para o concreto armado, pois ele oferece maior resistência, durabilidade e segurança. Com essa técnica também é possível ousar na criatividade, pois permite a construção em vários formatos e revestimentos. 

Dentre os revestimentos, o vinil é o material que hoje está mais em alta e tem maior custo-benefício, pois, além de permitir que o usuário tenha variadas opções de estampas para piscinas, também já é impermeabilizado, outra questão de segurança muito importante para evitar infiltrações que levam até mesmo desmoronamentos.

Outro ponto importante a se pensar são os acidentes com ralos de fundo, que podem acontecer com qualquer pessoa, mas geralmente as mulheres são mais afetadas por conta do comprimento dos cabelos. Para reduzir os riscos de acidentes em piscinas, a ABNT em conjunto com várias outras instituições instituiu regras como: toda piscina nova deve ter ao menos dois ralos de fundo e eles precisam ser dotados da tampa anti-aprisionamento.

Converse com profissionais

Contudo, independente de qual modelo e técnica de construção escolhida, é importante lembrar que é um processo que envolve estrutura e terra, requerendo uma equipe especializada com profissionais que entendam de cálculos e normas para segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui