A imagem foca em uma mão digitando no computador em primeiro plano e, atrás, está uma outra pessoa escrevendo em um papel.

Estar no mundo digital pode ser o melhor aliado para empresas que buscam aumentar a cartela de clientes.

A resposta para essa pergunta é: depende. O mundo digital ganhou forças após a pandemia do Covid-19 iniciada no final de 2019 e expandida no ano de 2020. Neste período, com a necessidade de isolamento social e fechamento de lojas e comércios físicos, ter um meio digital para continuar com as vendas foi a arma secreta de muitos empreendimentos locais. 

Uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos do Brasil realizada em 2021, um ano após a pandemia, concluiu que 78% das empresas brasileiras, sejam elas de grande ou pequeno porte, estão presentes em pelo menos um meio digital. As redes sociais estão entre os meios mais utilizados pelos empreendedores, com o Instagram liderando o ranking pelos mais de 25 milhões de anunciantes no mundo. 

O empreendedor Sérgio Almeida, da empresa SGA Soluções Energéticas, está no ramo do empreendedorismo desde 2011 e, mesmo com o tempo de negócio e a consolidação da sua empresa, ele procurou alguns caminhos pela internet. “Faço algumas postagens no Facebook e outras no Instagram”, afirma. 

Nesse cenário, Almeida optou por uma estratégia digital local, contratando a empresa Solutudo para a construção de um site personalizado e um catálogo online com ranqueamento no Google, para resultados orgânicos. “Além de serviços com energia fotovoltaica, também trabalhamos com locação de elevadores e vimos uma procura desse setor no Google, com pedidos de orçamentos de clientes interessados”, conta Almeida. 

Considerando as demais empresas que ainda não estão no digital e buscam por construir ou ampliar sua cartela de clientes, o mundo digital se apresenta como uma solução de contato com o público. Uma pesquisa realizada pela Provokers indica que 96% dos brasileiros buscam por pequenas e médias empresas no Google antes de decidir pela compra. Os dados evidenciam o potencial da internet em fazer a ponte entre o consumidor final e a empresa. 

A Solutudo criou uma classificação em quatro níveis para mensurar em qual estágio digital a sua empresa se encontra. A classificação é simples e fácil de identificar. Confira.

Descubra em qual estágio digital a sua empresa está: 

1. Empresa nada digital 

Estão nesse estágio as empresas que não possuem qualquer canal no mundo digital e que se conectam com seus clientes somente no mundo físico e, no máximo, por whatsapp ou telefone. Esses empreendimentos interagem com seu público em um ponto físico.

2. Empresa pouco digital 

As empresas no estágio de pouco digital estão em busca de um posicionamento online e possuem pelo menos um canal digital, seja ele rede social, site ou página de vendas. No entanto, a empresa não mantém atualizações de seus canais e interage com o público no meio online raramente ou com demora nas respostas. 

3. Empresa parcialmente digital 

As empresas parcialmente digitais são aquelas que estão no mundo digital em um ou mais canais, seja site, Instagram, Facebook, página de vendas, WhatsApp, entre outros. Além disso, a classificação do parcialmente digital também está atrelado a manter um contato mais ativo nesses meios, interagindo com os clientes e postando com frequência média. 

4. Empresa muito digital 

Empresas muito digitais possuem ativamente dois ou mais canais. A periodicidade das postagens das empresas muito digitais é diária ou quase diária, com agilidade no contato e respostas aos clientes.  

A partir dessa lista com quatro estágios digitais, é possível saber em qual nível a sua empresa se encontra e entender os motivos de ainda não ser uma empresa muito digital e avaliar qual é o melhor estágio para sua empresa. Afinal, nem todo empreendimento precisa estar 100% no digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui