A correria do dia a dia e a rotina atarefada dificultam a dedicação do empresário de uma pequena empresa em atividades de marketing digital local. Algumas iniciativas que podem parecer fáceis, como postar no feed, fazer stories, responder no direct não são simples quando há necessidade de atuar em outras frentes do negócio. 

Mas, para os empreendedores que dão um jeitinho de executarem essas tarefas e estarem mais próximos de seus clientes, listamos 5 dicas para dar mais agilidade e resultados nessas ações. 

As dicas são do especialista em vendas há mais de 15 anos e CEO da Solutudo, Rafael Somera, que semanalmente propaga conteúdos no canal Vendas de Verdade.

Imagem ilustrativa de uma pessoa chamando uma empresa pelo whatsapp | Foto: Felipe Pugliese

1 – Aumente a confiança do cliente com 30 segundos por dia

Toda vez que você vender um produto ou realizar um serviço, faça seu público saber disso. Poste uma foto na sua rede social e anuncie a todos que sua empresa fez mais um negócio, isso pode resultar em outras vendas.

Lembre-se de que os consumidores hoje estão cada vez mais desconfiados e, quando você anuncia a venda, o cliente pensa: “opa, alguém confia nesse cara”.

2 – Evite o “Caro Cliente”

Personalizar o atendimento te aproxima de quem compra da sua empresa. O cliente não quer ser tratado como mais um, mas sim ser chamado pelo nome. Pega essa dica: quando você fala com todo mundo, ninguém te responde. 


A lista de transmissão do WhatsApp pode até facilitar sua rotina, mas ela realmente está despertando a atenção do seu cliente? Se você chama ele pelo nome, no começo da mensagem, ele te responderia ou te deixaria falando sozinho? Faça o teste!

3 – Não seja o vendedor “Máquina de Latinha”

A pergunta que sempre aparece: quanto custa? Mas antes de responder a essa questão, primeiro, responda o quanto vale. 

Por exemplo: quanto custa uma Jabuticaba? E quanto vale um alimento nascer em uma árvore, apenas duas vezes por ano, e ainda ter muitos benefícios para a saúde. 

Seu cliente PRECISA saber se a carne do hambúrguer é de alta qualidade, se a mussarela da pizza é a melhor e se você estudou tantos anos para prestar aquele serviço com agilidade. Enfim, ele precisa saber o valor que há por trás do preço. 

Antes de passar o “quanto custa”, deixe claro o quanto vale. Mesmo sendo na rede social. 

4 – Converta curtida em clientes

Vamos imaginar que você é dono de uma loja física. Uma pessoa entra e fala: “gostei deste produto”. Você daria atenção ou a ignoraria? A resposta seria que você daria atenção, correto?

E por que nas Redes Sociais, quando alguém começa a te seguir, você não faz o mesmo? Então, a partir de agora, se alguém começar e te seguir ou curtir, interaja com esta pessoa. 

“Oi, fulana… vi que você começou a me seguir. Fiquei muito feliz. Se precisar de algo, estamos aqui.“

5 – Ensine seu cliente a fazer o que você faz, sem precisar de você

Parece loucura, mas não é. É fato que o cliente está cada vez mais desconfiado e procura quem realmente entende do assunto. Ele quer facilidade e isso passa longe dele fazer algo sozinho. 

Pode até entender como se faz, mas colocar a mão na massa, poucos querem. Você ensina, cria autoridade e ele confia em você. Lembre-se? não tenha medo de ser copiado. 

Imagem ilustrativa com uma pessoa fotografando seus produtos | Foto: Felipe Pugliese

Vamos colocar em prática e impulsionar a sua pequena empresa?

Agora é com você, empresário de pequena empresa. Colocar essas dicas em prática e crescer com essas dicas do marketing digital local. Para acompanhar mais conteúdos da Solutudo, siga a Solutudo Brasil no instagram. 

Acompanhe o Podcast Por + Soluções, conteúdo produzido pela Solutudo para pequenas empresas, que dá voz a empresários e especialistas locais. 

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