O nome do projeto diz tudo, o “Fortalecendo Afetos“, uma iniciativa do Hospital das Clínicas de Marília, viabiliza o acesso de animais de estimação à pacientes internados na instituição.

O projeto, elaborado pela psicóloga Noemi Peres Honorato – responsável pelo setor de Psicologia do HC, é desenvolvido na unidade desde 2017. A ideia é que o contato com o amor de seus pets possa agir positivamente no quadro clínico de seus tutores.

Com o apoio do Centro de Controle de Infecção Hospitalar, pacientes e familiares são orientados sobre a preparação e saúde do animal, que precisam passar por processos de banhos e tosas higiênicas, bem como a verificação de vacinas.

Segundo Noemi, em entrevista para o G1 (Janeiro/2019), essas visitas são capazes de amenizar o sofrimento desses pacientes, que estão em um momento de fragilidade e estresse.

Através das visitas, conseguimos reduzir os níveis de ansiedade e amenizar os sentimentos relativos ao adoecimento e ao distanciamento do ambiente familiar.

Encontro de cães e gatos com seus tutores são mais comuns, mas o Hospital já recebeu pedidos para a visita de roedores (hamsters) e pássaros (calopsitas).

Reencontro

Depois de 18 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no dia 26 de julho, foi a vez de Isaura Neide de Oliveira da Silva, de 74 anos, receber a visita da pequena Mel, uma Yorkshire de 7 anos.

Isaura expressou sua maior saudade e, ao final do reencontro, até brincou: “Ela pode ficar de acompanhante?”.

A psicóloga explica que a maioria dos encontros são realizados na área externa hospitalar. No entanto, como foi o caso de Dona Isaura, devido às condições clínicas do paciente, é avaliada a possibilidade de receber os animais de estimação na enfermaria.

A equipe de saúde sempre prioriza o cuidado e o maior conforto aos pacientes.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui