Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Lins.

Ele dá nome a uma das principais ruas de Lins, também, é homenageado em muitas outras cidades. Mas afinal, voc~e sabe quem foi Luiz Gama?

Luiz Gonzaga Pinto da Gama

Nascido em Salvador-BA, em 1830, Luiz Gama foi poeta, jornalista e advogado dos escravos. Filho de uma africana livre e um fidalgo português, foi vendido como escravo aos 10 anos de idade pelo próprio pai pagar pagar uma dívida de jogos de azar.

Ficou como escravo doméstico dos 10 aos 18 anos e, após esse período, embarcou na trajetória que o tornaria o maior líder abolicionista do Brasil.

Conhecimento é poder!

Apenas aos 17 anos, ele começou a se alfabetizar mas, graças a sua sede por conhecimento, obteve acesso à informações necessárias para conseguir sua liberdade no ano seguinte. Nunca mais parou de estudar.

Ao longo de sua trajetória na advocacia, ele foi responsável por libertar mais de 500 escravos.

“Em verdade vos digo aqui, afrontando a lei, que todo escravo que assassina seu senhor pratica um ato de legítima defesa” Luiz Gama durante o julgamento de um escravo que matou seu senhor.

Estátua de Luiz Gama no Largo do Arouche, em São Paulo /Foto: Prefeitura de São Paulo

Luiz Gonzaga Pinto da Gama faleceu em 1882, aos 52 anos por complicações relacionadas ao diabetes.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Lins.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui