Karina é bombeira no batalhão de Lins e sua atuação mostra a competência feminina até mesmo nas profissões culturalmente tidas como perfeitas para homens.
Veja este vídeo maravilhoso da Soldado Karina, a Bombeira de Lins
Heróis! Talvez seja uma boa definição para estes dedicados profissionais que fazem a essencial assistência e socorro as pessoas em diversas situações de risco e perigo. Embora a imagem da sua atuação esteja diretamente ligada casos de incêndio, sua participação na sociedade vai muito além disso. São convocados para atender as mais diversas situações, que vão desde o salvamento de pet em locais de difícil acesso, até socorro a pessoas expostas a situações de extremo perigo de vida.
A Bombeira Karina
É com sorriso no rosto que a equipe da Solutudo foi recebida no 3º Pelotão de Bombeiros em Lins pela Soldado Karina dos Santos. Policial Militar há cerca de 5 anos, escolheu o Pelotão de Bombeiros para sua atuação.
Concurseira, buscava uma colocação no mercado de trabalho; estimulado por um amigo, decidiu prestar concurso pra Polícia Militar mesmo não tendo histórico militar na família.
Com coragem, comemorou a aprovação em todos os testes e etapas em sua primeira tentativa. Gratidão plena ao estímulo do amigo que apresentou a ela a possibilidade. Não somente isso: Weliton, o amigo, hoje é seu marido e pai de sua filha de 3 anos.
Um curso específico deu a ela a oportunidade de ingressar no batalhão de bombeiros, ocupação a qual a enche de orgulho e satisfação.
Karina é visionária! Estudante de Engenharia Civil sonha alto na conquista de avanços no exercício da profissão.
A esta altura a pergunta foi espontânea: Como consegue conciliar a bombeira, mãe, esposa e estudante? A primeira resposta foi um sorriso. Alias, o sorriso era a marca de todos que podemos perceber no batalhão naquele momento. Karina não esconde ser um desafio! Por outro lado, alegra-se no apoio familiar. Seu marido também militar, sabe dar a ela o reconhecimento e ajuda que merece. A filha é cuidada pela avó enquanto cumpre sua escala no pelotão. Para faculdade, faz-se um malabarismo. Mas ela conseguiu encontrar o equilíbrio profissional e pessoal. A escala no pelotão de 24/48 permite investir tempo de qualidade para filha e família.
A rotina
Ser mulher não traz privilégio no que diz respeito a conforto. Apesar de contar com a “camaradagem” dos parceiros de trabalho em ocasiões que se assim permite, ela diz que precisa atender aos requisitos das ações e esta pronta para tudo. Não há atividade que ela não consiga alcançar. São sempre os mesmo treinamentos e instruções.
Ocorrência que mais a marcou
Um profissional do socorro vive situações extremas com frequência. Mas a ocorrência que mais marcou sua carreira até o momento foi um acidente em Bauru em que envolveu 5 adolescentes na avenida Nações Unidas.
A feminilidade
A bombeira sabe que precisa ser firme e fria quando necessário. Contudo o atendimento aos sinistros não lhe rouba a feminilidade e amorosidade. Karina já enfrentou choques emocionais no início; mas é uma construção. Aos poucos foi aprendendo a lidar. Sempre haverá situações em que é possível haver toques emocionais, mas sobretudo a competência do trabalho não lhe tira a beleza da esposa e a ternura da mãe.
Para Karina, o bombeiro as vezes é o último recurso de socorro e está pronto para atender as mais extremas ocorrências. É o braço forte da comunidade e o apoio indiscriminado a todos.
Não é toa que os bombeiros são profissionais muito valorizados por toda comunidade. Há o respeito unânime desde as crianças aos mais velhos. O louvável trabalho destes bravos profissionais enchem a população do sentimento de segurança e o respirar aliviado por ter com quem contar, mesmo nas situações mais adversas.
Agradecemos ao Comandante do Posto de Bombeiros de Lins, Sr 1º Ten PM DANTE DIAS VIVAN que gentilmente permitiu nossa permanência na corporação.
Como é bom ver as mulheres atuando bravamente nos trabalhos militares. Conhece alguma outra militar que atua na cidade? O que você acha da ocupação das mulheres em profissões de maioria formada por homens atualmente? Conte pra gente, nos comentários!
Conheço outra Militar Bombeira, em Lins.
Também, várias Agentes Penitenciárias. Creio que, hoje em dia, não é mais tabu. Às Mulheres são tão ou mais competentes que os homens.
Viva às mulheres! Sem elas, a sociedade não se renova. Elas têm o dom de fazer gerar novas vidas. Este dom, dado por Deus, só elas.
Que bom receber sua participação aqui. Realmente, elas são competentes. Muito obrigado