O mês de agosto vai estar cheio de diferentes atividades gratuitas, para curtir ao máximo o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural em Jundiaí. Esta ação é realizada pela Unidade de Gestão Cultural (UGC), através do departamento de Patrimônio Histórico, para a valorização de nossa cidade.

Eventos no Teatro Polytheama, melhoras na Estação Jundiaí Paulista, palestras, bate-papos, oficinas de aprendizagem, passeios nos parques, inauguração da “Feria em trilhas’’, entre outros, são algumas das atividades que vão estar incluídas na programação deste ano, a qual começará em 1 de julho com um show, e vai até 31 de agosto com a entrega da Implementação do Projeto Patrimônio 360 da Biblioteca. Confira abaixo a programação:

Complexo Fepasa

PROGRAMAÇÃO 2019

01 de agosto (quinta-feira): É no Teatro Polytheama que começa a comemoração, onde serão apresentados os trabalhos do Departamento de Patrimônio Histórico e como atração cultural o Show da Leci Brandão.

03 de agosto (sábado): Reabilitação da Estação Jundiaí Paulista, mais conhecida como “Estaçãozinha”. É uma atividade que vai estar aberta a interessados, com o incentivo de acolher para transformar, fazendo as atividades de limpeza e organização da Antiga Estação Ferroviária.

03 de agosto (sábado): Realização da Oficina de Higienização de acervos bibliográficos, onde serão abordados temas como indução às técnicas básicas de preservação e conservação de material bibliográfico.

04 de agosto (domingo): Uma aventura no Parque Especial do Patrimônio Histórico. A saída do ônibus será às 10h30 e às 14h30, a participação vai ser por ordem de chegada.

05 de agosto (segunda-feira): Início da oficina de leitura de Manuscritos, em que serão estudadas as primeiras técnicas de leitura de manuscritos do século 17.

06 de agosto (terça-feira): Reunião Ordinária do COMPAC, para apreciação de Tombamentos. Aberta ao público interessado.

09 de agosto (sexta-feira): Sexta no Centro Especial do Patrimônio Histórico.

13, 14, 16, 20 e 21 de agosto: Exibição das entrevistas concedidas ao programa “E também por mim Jundiaí se fez grande”. Os ingressos são gratuitos, e poderão ser retirados na bilheteria do cinema do Shopping Paineiras.

17 de agosto (sábado): Palestra “Centro de Memória, um espaço de todos”.

20 de agosto (terça-feira): Põe Dendê na Roda, roda de conversa com as Baianas do Acarajé.

21 de agosto (quarta-feira): Apresentação das placas da terceira fase do programa “Rota Turística Centro Histórico”.

De 22 a 24 de agosto: 7º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial.

26 de agosto (segunda-feira): Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama.

26 de agosto (segunda-feira): Palestra “As mulheres nas Cartas de Datas de Jundiaí de 1657”.

28 de agosto (quarta-feira): Lançamento da Feira nos Trilhos.

29 de agosto (quinta-feira): Bate-papo sobre “O Samba de São Paulo – Patrimônio Imaterial: Como? Por quê? e para que?

30 de agosto (sexta-feira): Entrega da Implementação do Projeto Patrimônio 360 da Biblioteca.

31 de agosto (sábado): Caminhada Tour Jundiahy – Roteiro Estação Jundiaí Paulista

Gostou da programação para o mês do patrimônio Histórico e Cultural? Então não perca a chance de participar e conhecer um pouco mais da história de Jundiaí e suas belezas! Confira na Solutudo todos os detalhes dos eventos.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Foto: Divulgação/Fotógrafos PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui