Provavelmente você já ouviu por aí que Jundiaí é a terra da uva, certo? É indiscutível que a uva tem um lugar de destaque na agricultura e na cultura da nossa cidade. Mas você sabe qual a origem de todo esse amor pela fruta?

Jundiaí + ? = ? (via Giphy.com)

Terra da Uva

Há registros que comprovam que láaa no ano de 1669 já havia o cultivo de uvas por aqui, e até da venda de vinhos produzidos a partir dessas. ? Ao longo das décadas, bairros com tradição rural e com povoamento de famílias agricultoras de origem italiana elevaram a importância da fruta na economia da cidade.

Mas foi só em 1933, lá no bairro do Traviú, que a produção da uva Niágara Branca, em uma pequena propriedade rural da família Carbonari, revolucionou a história de Jundiaí e a tornou nacionalmente conhecida como a Terra da Uva.

Entenda nesse vídeo que o Edu, lá no Mania de Jundiaí, fez pra gente explicando um pouco sobre essa revolução e o que ela causou na cidade:

Cachos da uva #JundiaíRaiz: a Niágara Rosa! (Foto: Wikimedia/ Reprodução)

Festa da Uva

O sucesso dessa descoberta foi tão grande que a Niágara Rosada motivou, no ano de 1934, a realização da primeira Festa da Uva da cidade, que contou com mais de 100 mil visitantes. Essa primeira edição foi feita nas ruas do centro da cidade, e com seu grande sucesso, precisou-se construir um espaço especialmente para ela, o Parque da Uva, inaugurado em 1953, e que homenageia o agricultor que fez a descoberta: o senhor Antônio Carbonari.

Desfile pelas ruas do Centro, durante a primeira Festa da Uva de Jundiaí, em 1934. (Foto: Wikimedia/Reprodução)

Segundo dados da prefeitura, há atualmente na cidade mais de 1500 propriedades agrícolas, cerca de 52% do território municipal. Dessas propriedades, por volta de 500 produzem uva, 30% de toda a uva produzida no Estado de São Paulo.

Serviço

37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos

  • Datas: 16, 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de janeiro, e 01 e 02 de fevereiro
  • Horários: abertura: quinta-feira (16), às 18h; sextas-feiras, das 18h às 22h; sábados, das 10h às 22h e domingos das 10h às 21h.
  • Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva (Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú)
  • Entrada gratuita – com ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui