Em momentos difíceis, uma vez mais, Jundiaí demostra que está cheia de solidariedade. Através de uma iniciativa da Viver Acessível, Assessoria Pedagógica Inclusiva e cursos de libras, se criou a Hashtag “Porque todos precisam se proteger”, uma ação destinada para pessoas em situação de rua.
Os alunos da Viver acessível não imaginavam que ao criar o movimento iriam conseguir atender tantas pessoas. Em menos de uma semana foram arrecadadas doações de itens de higiene para o atendimento de 85 pessoas.
A ideia inicial do movimento, segundo a professora Valdinéia Nascimento, era principalmente levar informações relevantes sobre o Coronavírus aos moradores de rua, uma vez que muitos deles não têm acesso à informação. “Alguns moradores não sabiam porque as pessoas estavam usando máscaras, outros sabiam, mas não tinham acesso, receber o kit foi muito significativo para eles.”
Com ajuda de dados obtidos no site do Ministério da saúde, as informações sobre como evitar a Covid-19 foram organizadas, com a adequação do tópico que orienta as pessoas a não sair de casa, não estar na rua. Explica Valdinéia.
Em pouco tempo, muitas pessoas se solidarizaram, conta a professora. A ideia inicial da campanha era entregar um kit de higiene para cada pessoa, juntamente com as informações. Porém, receberam muitas doações em espécie e assim surgiu a ideia de também entregar um kit com alimentação, já que a fome é uma realidade constante nas ruas.
Kit solidariedade e proteção
Para distribuir os kits os alunos da Viver Acessível e outros voluntários, tiveram todo o cuidado em relação à aglomeração. Se organizaram em uma fila, respeitando o distanciamento ideal, exposto pelo Ministério da Saúde. Todos estavam de luvas e máscaras, e as pessoas em situação de rua receberam um kit contendo:
- 1 panfleto informativo;
- 1 sabonete;
- 1 shampoo;
- 1 máscara lavável;
- 2 litros de água para higiene;
- 1 garrafa de água mineral;
- 1 suco;
- 1 lanche;
- 1 café.
A entrega ocorreu em uma modalidade pit stop, na praça em frente ao Hospital São Vicente, alguns kits foram entregues também para moradores que vivem próximo à Estação ferroviária.
A Valdinéia destaca que tudo foi possível devido à sensibilidade e solidariedade de muitas pessoas da sociedade civil e também com o apoio de alguns comércios do bairro Jardim Santa Gertrudes, como: a Padaria Farias, Isis Panificadora e a Mercearia XV de Agosto, que doaram os pães e a lan hause Play Net, que fez a impressão dos informativos. A disponibilidade dos alunos e de mais voluntários possibilitou a finalização do movimento.
São essas ações que nos inspiram a sermos melhores cidadãos a cada dia, não é mesmo!?. 😀
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]