Se organizar direitinho dá pra fazer pelo menos 2 passeios gratuitos por fim de semana, hein!

Está vindo conhecer Jundiaí, visitar amigos ou familiares, vindo a trabalho ou quer um programa legal para o fim de semana e não sabe a onde ir? Hoje a Solutudo traz 10 passeios gratuitos para explorar a cidade sem mexer no bolso 😉

1 – Jardim Botânico

  • – Av. Antônio Frederico Ozanan, 6400 – Vila Hortolandia
    – Horário de funcionamento: 7h às 16h todos os dias
    O Jardim Botânico de Jundiaí – (JBJ), foi inaugurado em 29 de dezembro de 2004, com uma área de 150.000 m² e surgiu como uma proposta de recuperação para uma área com longo histórico de degradação.

2 – Parque Engordadouro

  • – Av. André Costa, 1595 – Engordadouro (pet friendly)
    – Horário de funcionamento: 7h às 16h todos os dias
    Com uma área de lazer de quase 173.000 m², o Parque do Engordadouro “Ângelo Costa” foi construído como contrapartida de empreendimentos imobiliários privados, por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). São ao menos 3,8 mil metros de trilhas em concreto, que inclui pistas de caminhada e ciclovias, além de outros 2 mil metros de trilhas em pedrisco.

3 – Parque Botânico Eloy Chaves

  • – Avenida Benedito Castilho de Andrade, 1000, Eloy Chaves
    – Horário de funcionamento: 6h às 17h todos os dias
    O Parque Botânico Eloy Chaves, no bairro Eloy Chaves, tem 41 mil m² de área verde preservada e abriga a primeira academia ao ar livre da cidade. O local reúne 21 equipamentos de ginástica, sendo dois destinados aos portadores de mobilidade reduzida, com mais de 40 possibilidades de exercícios.

4 – Parque da Cidade

  • – Rod. João Cereser, Km 66 – Pinheirinhos
    – Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 6h30 às 19h; sábado e domingo, 6h30 às 18h
    O Parque da Cidade, desenvolvido e construído pela DAE Jundiaí, empresa responsável por sua manutenção, foi inaugurado oficialmente no dia 21 de abril de 2004, e tornou-se um dos cartões postais de Jundiaí. O espaço de 500 mil metros conta com atrações para toda a família e surpreende por suas belezas naturais. Mas mais do que oferecer lazer e qualidade de vida à população, foi construído para evitar a ocupação irregular no entorno da represa que abastece o município de Jundiaí.

5 – Mundo das Crianças

  • – Rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64+400, Pinheirinho
    – Horário de funcionamento: terça a domingo, das 7h às 12h (com entrada até às 11h) e das 13h às 17h (com entrada até às 16h). Para visitar, é necessário agendamento prévio.
    O Mundo das Crianças é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí e a concretização das concepções sobre a infância que o município vem desenvolvendo, com base em pesquisas sobre a criança e em experiências internacionais sobre as relações do ambiente urbano e o planejamento de políticas públicas. É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

6 – Catedral Nossa Senhora do Desterro

  • – Praça Governador Pedro de Toledo, s/n – Centro
    – Horário das Missas: segunda a sexta, às 18h30; sábado, às 18h30 e domingo, 7h, 9h, 11h e 18h30
    Em 1651, foi iniciada a construção da igreja que substituiria a primeira capela construída por aqueles que são dados ainda, oficialmente, como os fundadores de Jundiaí, Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes. Em 1655, a nova igreja seria dedicada à Sagrada Família, tendo como padroeira Nossa Senhora do Desterro. Construída em taipa de pilão, possuía tendências arquitetônicas barroco-portuguesas. Muito mais tarde, em 1886, seguindo projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a então Igreja de Nossa Senhora do Desterro passa por grande reforma e tem totalmente alterado seu estilo para Neogótico.

7 – Museu Solar do Barão

  • – Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro
    – Horário de funcionamento: os jardins ficam abertos diariamente, das 10h às 17h; já o Museu permanece fechado para manutenções em geral e montagem de nova exposição.
    O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí foi criado pela lei municipal nº 406, em 10 de junho de 1955, como forma de preservar e democratizar a História e a Cultura do Município. O prédio, tombado na década de 1970 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) do Estado de São Paulo, possui construção com planta térrea, em taipa de pilão, tipicamente urbana para edifícios de meados do século passado. Em área de cerca de 1.600 metros quadrados, os jardins adjacentes ao prédio são uma atração à parte, espécie de oásis de silêncio, socialização e contato com a natureza, em meio à movimentação rotineira nas vias da região central.

8 – Complexo Fepasa

  • – Avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro
    – Horário de Funcionamento: segunda a sexta, 9h às 18h; sábado 9h às 13h; domingo fechado
    Com área total de 111 mil metros quadrados, sendo 46 mil deles de área construída, o Complexo Fepasa teve sua construção iniciada na década de 1890, pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a fim de abrigar as oficinas de locomotivas à vapor da empresa. A princípio, as oficinas da empresa localizavam-se em Campinas, mas devido ao tamanho limitado do terreno e a um surto de febre amarela que atingiu aquele Município, a empresa decidiu transferir suas oficinas para Jundiaí. O Complexo Fepasa é o único patrimônio material do Município com tombamento em nível nacional, registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

9 – Pinacoteca Municipal

  • – Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro
    – Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h
    A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes foi criada em 2008 com a finalidade de desenvolver atividades relacionadas às artes visuais, com exposições, workshops, oficinas e afins, de artistas plásticos brasileiros e de Jundiaí e região. Além das exposições de média e longa duração, a Pinacoteca desenvolve atividades na área de comunicação, além de oferecer programa educativo para público escolar, idosos e comunidade, promover as oficinas gratuitas das Férias na Pinacoteca e as atividades do Laboratorium, programa voltado aos educadores da rede pública municipal.

10 – Adega Maziero

Av. Maria Negrini Negro, 2051 – Caxambu
Horário de funcionamento: segunda à sábado, das 8h às 18h; domingo e feriado, das 8 às 16h
Fundada há mais de 60 anos, a tradicional Adega Maziero foi a adega escolhida para produzir o vinho que o Para Bento XVI celebrou a missa em sua vinda ao Brasil em 2007. O vinho servido para a celebração foi o rosê suave. Em 2013 voltou a fornecer o vinho que foi servido no almoço do Papa Francisco em sua primeira vinda ao país.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui