Em memória de Afonso Brizola – Matéria feita pela Solutudo Foz do Iguaçu em 2019

Ele diz que não sabe sambar, mas nós podemos comprovar que quando o assunto é Carnaval, o coração do Afonso, vulgo Tio Brizola, fica igual escola de samba! Iguaçuense nascido em 1985, Afonso Brizola é formado em relações públicas, fundador da LIGA (Associação das Escolas de Samba), proprietário da empresa Sabrina’s Fantasias e também, o responsável por encabeçar os projetos de Carnaval aqui na cidade.

Tudo começou em meados dos anos 80. O Carnaval de Foz na época já era consolidado graças a Escola de Samba Clara Guerreira, fundada pelo empresário: Emerson Wagner, empresário já falecido e conhecido por ser uma forte influência. A contribuição desse nome engrandeceu as apresentações de Foz e incitou Brizola a pensar grande, afinal, as fantasias naquela época vinham do Rio de Janeiro, o que era extremamente encantador e de altíssimo nível. No entanto, Emerson acabou abandonando a escola depois de falhar em sua candidatura a prefeito e foi aí que Brizola brilhou.  

Para ele, o evento representa alegria!

“É onde podemos extravassar, nos libertar dos problemas e sentir a emoção deste evento vibrar e invadir o nosso corpo”.

-Afonso Brizola

Portelense de coração, a paixão e inspiração pelo e incitado pela vontade de marcar história na cidade fez com que ele tomasse uma atitude: abrir alas para um carnaval histórico em Foz!

Através de amigos, influenciadores e empresários da região, ele foi em busca de detalhes para entrar de cabeça neste projeto. Juntou recursos através da solidariedade e doações para colocar a Unidos do Porto Meira, bairro do qual ele era presidente, em um nível de escola de samba carioca. O tema deste Carnaval foi “Alegria, Alegria”, desfile realizado na Av. JK e pensado nas crianças. Foi um sucesso!

Brizola nos contou que, a atitude de abraçar a ideia do Carnaval foi totalmente de cunho social. Com a construção da usina de Itaipu, muitas pessoas chegaram na cidade e consequentemente a cidade sofreu uma explosão demográfica. Foi um “boom de pessoas”, onde a pobreza nos bairros predominava, criando uma situação emergente e posteriormente perigosa. Motivado por fazer a diferença, Brizola também foi influenciado por um vizinho, cobrador de transporte público, que na época reclamava muito sobre assaltos nos ônibus por menores de idade. Assim, o carnavalesco idealizou o projeto “Carnaval nos Bairros”.  

Foi literalmente unindo os bairros e mostrando que o carnaval não era apenas uma apresentação artística, mas sim forma de libertação, de expressar toda a felicidade independente da situação, de unir a família, amigos e todas as pessoas de forma alegre, cultivando a cultura e resultando em uma melhoria da sociedade que ele conseguiu com muita luta, construir uma memória cultural importantíssima pra nossa cidade. Não é demais?

Obrigado, Afonso Brizola! Por ter mergulhado de cabeça, como você mesmo nos falou, neste projeto por tantos anos. Você fez a diferença e marcou a cidade com detalhes transformadores e que encantam até hoje!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui