Durante o século 18, era muito comum o comércio de mulas, que eram vistas como o principal meio de transporte de carga. Era transportado principalmente alimentos para as minas de ouro de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Devido ao aumento dos valores de impostos sobre as cargas, os mercadores fugiram da rota da Feira de Muares, em Sorocaba, que era o principal ponto de caminho para os transportadores, onde seriam cobrados os impostos.

Na nova rota, passaram então os tropeiros pela serra de Botucatu, onde descansavam e partiam para Minas Gerais. Porém, depois de descobrirem o novo caminho dos transportadores, o Governo Paulista instalou um posto de controle para fazer suas cobranças de impostos.

Esse posto foi chamado de Tranca de Ferro, que ocupava uma parte de Pardinho e também do atual bairro Rubião Jr. O posto era dentro de uma fazenda, que ficou conhecida como Fazenda Tranca de Ferro.

A Fazenda Tranca de Ferro tinha como dono, Jaime Pinto, que a partir de 1943 passou a vender algumas áreas de suas terras, como por exemplo o atual bairro Demétria.

Imagens e fotos: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui