Você já deve ter passado pela Praça do Bosque e se deparado com uma estátua viva, que realiza uma performance a céu aberto, atraindo muitos olhares encantados, no Centro de Botucatu. Mas a pergunta que fica é: quem é a artista por trás desse trabalho?

Nós fomos atrás e descobrimos! A artista Elaine Ferreira Silva, tem 30 anos, nasceu em Botucatu e já viajou para muitos países, realizando seu trabalho nas ruas. Ela conta que gosta de estar em locais públicos, porque a todo momento ela conhece algo novo:

“Sempre estou aprendendo com o meu trabalho, seja no campo pessoal, coletivo ou profissional. A estátua me mostra a realidade da rua e os problemas sociais.”

Além disso, existem os momentos que trazem muita emoção.

“As vezes, pessoas com deficiência visual, que não podem ver a estátua pedem permissão para tocá-la, é um momento emocionante.”

“O processo de transformação em estátua leva em torno de 30 minutos.”

Elaine é uma artista desde menina e conta como começou a trabalhar como estátua viva.

“Trabalho com outras artes circenses, como malabarismo. Comecei a trabalhar como estátua humana em 2015. Em uma viagem por Pernambuco, fiz um curso de estatuísmo com o artista Angel Medina.”

Rotina

O dia a dia de um artista de rua, muitas vezes, é sem rotina. O expediente existe se o tempo e o clima ajudarem. Elaine trabalhou em países como o México, a Guatemala, El Salvador, Colômbia e Equador. E no Brasil já levou seu trabalho para mais de sete estados.

A arte de rua, em alguns lugares, ainda sofre preconceito. No entanto, Elaine supera e sabe que seu trabalho é uma forma de resistência.

“As falas bonitas do público eu guardo dentro de mim. As que não são tão boas eu descarto. Há pessoas que valorizam o trabalho de um artista apenas no teatro e nas ruas não. Então essa é a ideia de me apresentar nas ruas, levar arte a todos e não apenas a um público específico.”

El Salvador.
Guatemala.
Acapulco, México.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

4.6/5 - (62 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui