Estamos no Abril Azul, e hoje, segundo dia do mês é comemorado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. Durante esse mês, no Brasil, ações serão realizadas para diminuir preconceitos e estigmas da patologia.

Em Botucatu não é diferente, durante o Abril Azul uma série de atividades irão conscientizar sobre o Autismo. No desenvolvimento dessa agenda, temos a Portas Azuis, entidade criada para conscientizar e trabalhar pelos direitos dos Autistas.

Priscila Resende é mãe do jovem Luigi, de 4 anos, e uma das fundadoras da ONG Portas Azuis. Ela explica que quando descobriu que o filho era autista procurou por Luciano Devidé (atual presidente da entidade), e juntos trabalharam para formalizar um grupo.

“Procurei a APAE, peguei os contatos e convidei as famílias para uma reunião em setembro de 2018. Doze pessoas apareceram, convocamos uma Assembleia Pública de Fundação, em outubro de 2018. Contamos com cento e três pessoas presentes”, relembra.

Falta de informação gera preconceito

De acordo com ela, antes de mais nada o preconceito é um dos pontos que deve ser combatido com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA ou Autismo). “Sem dúvida isso e fruto do desconhecimento. O autismo, até mesmo para os próprios pais era praticamente desconhecido. Baseado em estereótipos de filmes, como Ray Man. Porém o autismo é muito mais do que isso. Tanto que hoje é chamado de TEA, tamanha a diversidade de diagnósticos, que em termos gerais vão de leve, moderado a severo”, ressalta.

Porém, a falta de informação está acabando graças a Campanhas de conscientização. “Isso tem auxiliado muito na diminuição do preconceito. Um dos casos mais famosos é o de Messi, que possui TEA leve. A divulgação do autismo na TV, em programa de grande audiência tem contribuído para quebrar preconceitos”, sugere.

O que fazer quando identificar?

Uma série de sintomas podem ser identificados pelos pais logo nos primeiros anos de vida. Entretanto, em caso de suspeita é necessário procurar especialistas.

Para facilitar esse diagnóstico inicial no dia 7 de abril representantes da ONG estarão distribuindo panfleto informativo no Avenida é Sua. “Afinal, se os pais desconfiam de algo, devem procuram um neuropediatra ou psiquiatra infantil. Em síntese, quanto antes melhor, pois quanto mais cedo se iniciarem as intervenções, melhores serão os resultados”, revela.

Atualmente a Portas Azuis, tem como metas a conscientização da população; treinamento de diretores e professores das escolas estaduais; tratar autistas sem condições econômicas, através de voluntários e promover palestras sobre o tema.

Porém, apesar da boa vontade, Priscila revela que o problema enfrentado é que apesar de já bastante conhecida a entidade é nova. “Existimos, há apenas seis meses. Enfim, não temos ainda recursos próprios para intervenções de maior escala, só pontuais e com o auxílio de voluntários. Portanto, convidamos botucatuenses e moradores de cidades vizinhas que nos procurem para tornarem-se sócios, doadores, ou voluntários de nossas ações”, diz.

Confira a agenda de atividades

Em Botucatu a ONG Portas Azuis – Autismo em Ação preparou ações de conscientização. A primeira delas aconteceu ontem, às 20 horas. A apresentação da entidade, na Câmara Municipal de Botucatu, na Tribuna Livre.

Posteriormente, no dia 7 de abril haverá uma caminhada de conscientização, durante o Avenida é sua. A princípio a saída será às 10 horas do Posto São Paulo, os organizadores recomendam o uso de roupas azuis.

No dia 23 de abril, as atenções voltam para a Câmara Municipal de Botucatu com a reunião pública, entre as 18h30 e 20h30, onde serão levantados assuntos relacionados ao TEA.

Ainda como parte das atividades do Abril Azul, no dia 28, a ONG promove o 1º Porco no Rolete em prol da entidade.

A APAE de Botucatu também preparou ações voltadas à conscientização a respeito do Autismo, e durante a semana estarão em rádios da cidade para tratar do tema.

Ontem às 8 horas estiveram na Criativa FM. Hoje e na sexta-feira representantes da entidade ocupam os microfones das rádios Municipalista e Club FM, às 9 e 8h30, respectivamente.

O que é o Autismo

O autismo é uma alteração caracterizada principalmente por prejuízos na comunicação e interação social. Ao mesmo que aumenta a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Enfim, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhores são as possibilidades de evolução para estes indivíduos.

De acordo com a ONU, acredita-se que 1% da população mundial, dessa forma um em cada 68 indivíduos apresenta Distúrbio do Espectro do Autismo.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui