Existem coisas que são de extrema importância para a sociedade, coisas estas que nos ajudam a se expressar e expor os nossos sentimentos através de algo visível. Estou falando da arte como um todo e suas diversas manifestações que vem ajudando a humanidade em sua jornada. 

Elton Pinheiro, 36 anos, é ator e professor de artes da Oficina de Artes de Boituva, conta um pouco da sua jornada como professor e ator para a gente.

Elton Pinheiro – Foto/reprodução: Instagram Elton Pinheiro

Sua história no mundo das artes cênicas começa quando era apenas uma criança. Desde muito cedo, Elton gostava de brincar interpretando e imitando pessoas. Aos 12 anos, ele começou a fazer teatro no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, um dos mais renomados do país. Durante quatro anos ele estudou teatro e neste meio tempo participou de diversos festivais na região. No ano de 2006, ele iniciou a faculdade em Artes Cênicas na cidade de São Paulo e estudou por mais quatro anos. Durante todos esses anos, ele fazia parte de grupos de teatro e ganhou diversos prêmios de melhor ator principal e coadjuvante.

Ainda em São Paulo, fazendo faculdade e atuando, Elton tem o seu primeiro contato com a vida de professor, ingressou em um estágio no SESI e se interessou pela profissão.

Em 2010, após se formar, Elton retorna para Tatuí e continua trabalhando como ator em um grupo de teatro da cidade, até que em 2012 ele se torna professor de artes em um  colégio da cidade. Já no ano de 2017, ele começa a dar aula na Oficina de Artes de Boituva, se dedicando completamente a vida docente no mundo da arte.

Foto: Arquivo pessoal Elton Pinheiro

Segundo Elton, ele não pensava em dar aula, entretanto, após o seu estágio, ficou apaixonado pela ideia de ensinar a pessoas. O trabalho de professor de artes apresenta diversos desafios, o primeiro, segundo o professor, é a ótica das pessoas sobre a profissão que é completamente desvalorizada. A maior parte das pessoas veem esta matéria como algo que não é relevante e que não vai dar futuro. Além disso, a profissão é pouco valorizada no quesito remuneração, tendo que se equilibrar para poder se sustentar.

“Muitos alunos não veem a matéria como algo relevante
e importante para a vida deles”, comenta Elton. 

Elton tenta superar os desafios com o propósito de querer passar para os alunos a importância da arte na vida deles, entregando sempre o seu melhor. Quando ele sente que conseguiu engajar um aluno que seja, o sentimento de missão cumprida se torna predominante.

Elton em filme com outros atores – Foto/reprodução: Facebook Juliano Casimiro

“Quando vemos os esforços dos alunos,
a gente sente que valeu a pena”, ressalta Elton.


Uma das maiores motivações do professor é ajudar as pessoas a superarem dificuldades e barreiras que enfrentam na vida, com a arte isso é possível.

Elton explica que o que falta hoje em dia não é apenas uma valorização dos alunos em relação à arte, mas de todas as pessoas em si, a maior parte valoriza matérias como matemática, português e ciências e desvalorizam a arte, vendo como um hobby algo do tipo. No entanto, todas elas são importantes na mesma intensidade.


“Você conhece ou acha que alguém pode se recuperar de um problema envolvendo mais a parte mental como um início de depressão ou ansiedade, por exemplo, só com a matemática?
Creio que não, mas a arte pode”, diz Elton.


Atualmente, Elton é professor na oficina de artes e tem um longo histórico de muitas lutas e conquistas. Para o futuro, ele não espera ficar parado no tempo, está estudando sobre o ramo das dublagens e localização de games.

Elton é um dos muitos exemplos de pessoas que ajudam a construir uma nova geração de artistas que faz e farão de Boituva um local mais alegre, dinâmico e criativo para se viver. 

Para conhecer mais o Elton, acesse o vídeo abaixo com uma entrevista super
divertida dele para o De Um Tudo Podcast.


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de boas histórias de Boituva. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui


Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Boituva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Nos siga nas redes sociais.

Fale com o autor

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui