A turma auto intitula-se Quinta Companhia, e é resultado do projeto Montagem Teatral que, como o Sesc explica, visa estimular o desenvolvimento das artes cênicas em Birigui e região.

Nesta quinta-feira, ocorrerá o segundo encontro aberto ao público, onde os alunos-atores e atrizes compartilharão o processo que desenvolvem na sala de ensaio. Com encontros para inserir a plateia na pesquisa artística e aproximá-los do trabalho de ator.

Através de uma investigação sobre “A força da palavra: qual o lugar da palavra no teatro contemporâneo?”, “Energia e esgotamento: o corpo expressivo no teatro”, “EncenAção: autoralidade e escritura cênica que deixam rastros”.

Explica o Sesc

O curso

A Montagem teatral ministrada é por Mauro Júnior, diretor e iluminador, com o intuito de oferecer ao público participante uma imersão nos processos de uma montagem teatral, que deverá culminar numa circulação ao término do processo, permitindo que os participantes vivenciem uma experiência consolidada como processo de formação e criação emancipatórios, concluí o Sesc Birigui.

Graças a este contato próximo com atores formados e em processo de formação, a instituição abre suas portas para oficinas com profissionais renomados, tais como: o cenógrafo e figurinista Márcio Medina, produtora cultural Margareth Cynthia, a iluminadora Aline Santini; além de atividades voltadas a atores com profissionais regionais.

O primeiro encontro de plateia e alunos foi no dia 16 de janeiro, confira algumas fotos:

A seleção dos alunos que participariam do processo foi feita com base em “o ator no centro do processo”, Mauro explica:

Exercícios foram propostos pelo coordenador do curso durante quatro dias como forma de observar a atuação, o jogo, o trabalho e relacionamento em grupo, a criatividade, a prontidão, a iniciativa, postura crítica, e elementos básicos para o fazer teatral como concentração, leitura e compreensão, dicção e articulação, respiração, condicionamento físico, imaginação e desenvoltura para a cena.

Por ser um projeto “piloto” ainda não há previsão para a formação de uma nova turma, a instituição e o mestre estão aguardando os resultados da primeira edição.

Quinta Companhia

Mauro Júnior explica que o nome pode ser originário por duas possibilidades “uma brincadeira com a expressão “de quinta categoria”, e sobre questões ligadas à “quinta dimensão”, uma dimensão mais sutil, intuitiva, espiritual.”

Em suas redes sociais a Quinta Companhia compartilha o processo e dicas para os participantes, como está:

Nosso encontro será essencialmente prático. Você será conduzido a executar vários exercícios buscando o corpo dilatado, tônus e energia extra-cotidiana para a cena (para a vida). É aconselhável ir com roupas leves e levar sua garrafa de água.

Distribuição de senhas às 19h, no Teatro do Sesc Birigui.

A apresentação, resultado de todo o curso, chama-se “O verbo, o tablado e o sujeito”, sua estreia está prevista para maio deste ano. Tenha mais informações AQUI.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui