Você já parou para pensar que aquela pessoa em situação de rua do seu bairro, ou que você vê diariamente no trajeto ao seu trabalho tem toda uma trajetória e motivos que a fizeram estar nessa situação? No Brasil temos uma população de moradores de rua estimada em mais de 222 mil pessoas segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde a maioria está localizada em grandes cidades do Sudeste, Nordeste e Sul do país.

Há um conjunto de fatores que levam geralmente essas pessoas às ruas, entre elas a crise econômica, desemprego, conflitos familiares, vícios, entre outros. E queremos contar um pouco para vocês hoje sobre o projeto Atibaia Invisível, que busca humanizar o olhar da população sobre as pessoas em situação de rua aqui na cidade. E para isso batemos um papo com o idealizador do projeto que contou para a gente como tudo começou. Confira!

Em números divulgados em 2019 pela Prefeitura Municipal, Atibaia contabiliza ao menos 58 pessoas vivendo em situação de rua. – Foto: divulgação

O que é o Atibaia Invisível

O projeto Atibaia Invisível nasceu em maio de 2019 e é inspirado na página SP Invisível, pioneira nesse tipo de conteúdo no país. No instagram do projeto são apresentadas semanalmente diversas histórias da vida de pessoas em situação de rua da cidade, dando voz e trazendo visibilidade a essa parcela da população, Mostrando assim um lado que muitos de nós não conhecemos sobre eles.

Aqui em Atibaia o projeto é administrado pelo atibaiense Paulo Teixeira, que sempre desejou ajudar de alguma forma essa população em situação de rua.

Comecei o projeto em Atibaia porque eu sempre tive vontade de ajudar às pessoas em situação de rua. Entender o motivo de elas estarem naquela situação e tentar ajudar e mudar aquele status de alguma forma.

Paulo já apresentou no instagram do projeto mais de 45 histórias, sempre pedindo autorização para gravar as conversas e tomando o cuidado de compartilhar as mesmas exatamente da maneira como foi contada a ele.

A Casa Invisível

O propósito principal do projeto em um futuro não muito distante é criar em Atibaia a “Casa Invisível”, um local que servirá de lar e apoio para as pessoas em situação de rua que desejarem ser reinseridas na sociedade. A casa objetivará também estabelecer parcerias com escolas de cursos profissionalizantes, faculdades e empresas privadas. Visando assim oferecer um curso rápido ou formação completa para os seus moradores e após essa formação, oferecer uma vaga junto a empresa parceira.

A ideia da casa, é que a pessoa fique lá durante 6 meses, aprenda uma profissão e se engaje na nova empresa. Ganhando assim um salário e podendo pagar seu próprio aluguel, se reinserindo na sociedade.

Imagem: reprodução

Como Ajudar

Além das postagens das histórias nas redes sociais os organizadores do projeto entregam semanalmente kits de higiene e de alimentação para as pessoas em situação de rua na cidade. Paulo conta que também ajuda algumas famílias carentes com mantimentos, pois muitas delas mesmo morando em casas, vivem em situação de rua. É o caso da história da Maria e sua família, que foi apresentada recentemente no Instagram do projeto, confira:

Caso você também deseje contribuir com o projeto basta clicar AQUI. Além de dinheiro para a compra e montagem dos kits você também pode ajudar com mantimentos, roupas e itens de higiene pessoal. Todo o valor arrecadado é revertido em itens necessários para as ações do projeto.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui