“Ser a gordinha da família não é tão ruim assim. Não enquanto você estiver bem com você.” Esse é um dos trechos dos textos da jornalista Renata Juliotti, de 32 anos. Há 4 meses, a araçatubense decidiu realizar um sonho que surgiu em 2016: criar o Diário XG, um blog que debate sobre os preconceitos sofridos por pessoas gordas.

A vontade de Renata de criar um espaço para falar sobre a gordofobia nasceu após um período difícil. Em um ambiente de trabalho, a araçatubense sofreu assédio moral e bullying.

Por conta da situação, a jornalista, que tem lúpus – doença autoimune ligada ao psicológico e ao emocional -, desenvolveu depressão. “Quanto mais depressiva eu ficava, mais a minha saúde piorava. Fiquei quase 20 dias sem andar e sem sentir as minhas pernas.”

Com a ajuda de psicólogo e psiquiatra, Renata ficou bem novamente. Durante as sessões de terapia e as conversas com os amigos, percebeu que outras pessoas gordas passavam pela mesma situação. E decidiu que precisava fazer algo a respeito.

“O propósito é que, a partir da minha experiência, as pessoas se inspirem e, de repente, se identifiquem, para saberem se elas, ou pessoas próximas, sofrem bullying. A gordofobia está enraizada em nossa cultura e, às vezes, é difícil identificar que você sofre com ela. É muito comum, por exemplo, os gordos ouvirem: ‘vou fazer gordice’, ‘isso é coisa de gordo’. São pequenas violências do dia a dia que ofendem e machucam”, explica Renata.

‘Precisamos desconstruir a gordofobia. Ela é um mal que afeta a saúde de todos’

Apesar dos textos serem inspirados em experiências pessoais, Renata procura adicionar informações de profissionais da área da saúde e dados de estudos científicos para deixar os conteúdos mais elaborados. Além disso, a jornalista procura abordar assuntos que sejam interessantes para homens e mulheres. Ela indica o blog, também, às pessoas magras.

A gordofobia é, também, o medo de ser gordo. Por terem esse receio de ganharem peso, algumas pessoas magras acabam desenvolvendo doenças psicológicas, como a anorexia e a bulimia. Precisamos desconstruir a gordofobia. Ela é um mal que afeta a saúde de todos”, conta Renata.

Retornos positivos

A jornalista recebeu retornos positivos acerca dos textos. Renata relata que, até o momento, os argumentos utilizados nos conteúdos não foram refutados pelos internautas. “Mas se as pessoas questionarem, melhor ainda. O que eu quero é promover o debate sobre a gordofobia.”

Por estar no último semestre de Jornalismo e trabalhar, Renata não consegue postar muitos textos. Mas a meta é que, no ano que vem, quando estiver com mais tempo livre, o Diário XG se torne um projeto maior.  “Uma organização internacional de mulheres me convidou para escrever textos em inglês sobre a gordofobia. E a internet possibilita que eu escreva para o mundo todo.”

‘Quem você é por dentro se mantém para sempre’

“Espero que eu consiga, com o blog, fazer com que as pessoas entendam que, independente da aparência, o conteúdo é o que importa. A aparência é apenas uma embalagem. Ela muda com o tempo. Mas quem você é por dentro se mantém para sempre”, finaliza Renata.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui