Se você começa o último ano do ensino médio este ano, provavelmente pensa em passar no vestibular, não? Garantir uma vaga na universidade pública é um desejo inalcançável para muitos jovens, mas o pré-vestibular da Unesp Araçatuba pode te ajudar nesta caminhada!

O Cursinho Pré Vestibular D.A.C.A. existe a mais de dez anos e é responsável pelo alto número de jovens de baixa renda ingressarem no ensino superior, seja em universidades públicas ou privadas com bolsas de estudo.

Professores do D.A.C.A. são alunos de Odontologia e Medicina Veterinária na Unesp Araçatuba.

O projeto chamado “Cursinhos Pré-Vestibulares” é mantido pela PROEX-Unesp, que é responsável pelas extensões universitárias da universidade estadual.

Alunos e alunas da Unesp de Araçatuba revezam as salas e assumem o papel de professor. Há um professor para cada disciplina e o acompanhamento ao futuros universitários é bem próximo, para garantir que nenhum deles leve dúvidas para casa. 

Transformando perspectivas

O discente de medicina Gustavo Noé foi um dos beneficiados do cursinho e é a primeira pessoa de sua família que terá um ensino superior.

O aluno de medicina Gustavo Noé no centro cirúrgico de sua residência médica durante o período de faculdade, na Unesp Botucatu.

Gustavo durante a residência médica. (Reprodução: arquivo pessoal)

Ele conta que, por vir da Escola Técnica de Araçatuba, já existia um costume entre os alunos de participarem do D.A.C.A., já que dificilmente eles conseguiam pagar por um pré-vestibular privado. 

Gustavo fala que o cursinho foi responsável por dar uma visão a ele sobre como é a universidade e almejar um futuro que antes parecia distante, por nunca pensar sobre. Ele fez o cursinho em 2014, junto ao terceiro ano do ensino médio.

Sempre muito realista, ele lembra que os professores são universitários e que jamais poderá exigir deles o desempenho de doutores, contudo esta proximidade com os acadêmicos criou o estímulo que Gustavo precisava para garantir sua vaga na universidade.

Mas eu acho que o fato mais importante foi o cursinho me apresentar, me abrir os olhos, para uma realidade que nunca foi me apresentada antes e me mostrar que aquele era o lugar onde eu queria estar.

Gustavo passou em 2015 para medicina, o curso mais concorrido da Unesp, estudando sozinho, no colegial e com auxílio do D.A.C.A. Em 2020, ele começa o último ano de faculdade e fala sobre o enriquecimento cultural que teve desde que entrou na faculdade, ele mora em Botucatu. 

O cursinho

A coordenação do pré-vestibular é feita em parceria, de um lado temos o docente Leonardo Perez Faverani, que viabiliza as ações no projeto e acompanha os alunos da universidade. Do outro lado, temos Isadora Martins, coordenadora do cursinho também e discente de Odontologia, e fala sobre o assunto:

Além disso, acredito que quando estudamos em universidades públicas temos o dever de devolver a população o que está sendo investido em nós.

Para inscrever-se na prova o aluno deve ter concluído ou estar no terceiro ano do ensino médio, sendo que todos os anos devem ter sido cursados em escola pública ou em escola particular com bolsa integral (100%), explica Isadora.

A inscrição feita em fevereiro será para participar do curso Extensivo 2020 D.A.C.A., com duração de 8 meses e as aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h até às 22h30 na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA).

Durante os meses de outubro e novembro, quando há maior volume de vestibulares, são realizadas aulas aos sábados abertas a toda a população.

Alunos do D.A.C.A. e professores na feira de profissões da USP em agosto de 2019. (Reprodução: rede social)

O edital para concorrer a uma da 160 vagas disponibilizadas saiu nesta semana, você pode ver mais informações clicando aqui.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Este texto foi escrito por Julia Boni em seu período como redatora da Solutudo Araçatuba e Birigui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui