Você já foi a algum hospital e encontrou com um cachorrinho? Esta é a chamada Terapia Assistida por Animais (TAA) e em Araçatuba eles frequentam oito instituições.

O projeto

As visitas do Cão Cidadão são realizadas pela faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba desde 2003. No início apenas labradores da instituição faziam parte, hoje, foram feitas parcerias com tutores da região e diversas raças de cães brincam e recebem amor de pacientes.

Para ser um Cão Cidadão são necessários alguns requisitos, como por exemplo não morder e rosnar em hipótese alguma, mesmo que apertem eles; conviver bem com outros os cães, já que, geralmente, são três por visita; os de grande porte, recomenda-se que sejam castrados, pois assim ficam mais obedientes.

Para participar, os cães passam por uma entrevistas que mede o temperamento deles. A Malu faz parte a dois anos e passou de primeira, sua dona, a Desire, conta que ela é muito feliz no projeto.

Malu durante a visita no Lar São João (Reprodução: arquivo pessoal)

O projeto começou atendendo a FOA – UNESP, no Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE) e hoje atende o Lar São João, a AMA Araçatuba, o Hospital Neurológico Ritinha Prates, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Abrigo Ismael e neste ano começaram a frequentar o Instituto dos Cegos.

Quem acompanha e monitora os encontros são os médicos veterinários residentes do MEC e do Ministério da Saúde. Graças ao contato que fazem nas instituições, conseguem acompanhar a melhora de pacientes e beneficiados ao longo do tempo.

Flávia de Almeida Lucas, uma das responsáveis pelo projeto e docente na Unesp Araçatuba, conta que ao longo de suas visitas no AMA Araçatuba conseguiu acompanhar o desenvolvimento de uma garotinha que tinha muito medo de cachorros e não era receptiva a nenhum toque. Ao longo de um ano o comportamento dela foi mudando, foi possível que ela pegasse os cães e, aos poucos, se tornou receptiva ao contato dos pais e familiares para abraços, por exemplo.

Visita no Lar da Velhice (Reprodução: arquivo pessoal)

O que é a Terapia Assistida por Animais?

É um método alternativo de ajuda terapêutica que ocupa um lugar especial nos tratamentos terapêuticos em diversas patologias. Consiste em dar e receber amor, carinho e afeto.

Isto ocorre porque as pessoas projetam no animal, principalmente no cão, seus sentimentos. Percebem que o animal é tão vulnerável quanto elas. Este processo chama-se identificação projetiva, ou seja, se identificam com o cãozinho, onde este passa a ajudar na recuperação, tornando-se a força motivadora que melhora o tratamento.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui