Muitos aracajuanos com certeza já brincaram o carnaval do Rasgadinho. Este bloquinho é muito mais antigo do que as pessoas imaginam. Considerado por muitos, senão, um dos primeiros blocos de rua da nossa querida Aracaju.

O Rasgadinho tem a fama de ser uma festa tranquila e familiar, onde quem participa tem a chance de conhecer um carnaval de rua com uma proposta mais cultural e tradicional, preservando as origens e a essência histórica da nossa terra.

rasgadinho
(Foto:Gervas Lima/Reprodução)

História do Rasgadinho

Originalmente fundado em 1962 por seu Leopoldo e Almari, a festa tinha na época o objetivo de reunir os foliões em um grande desfile na Avenida Barão de Maruim com escolas de samba, entre elas a escola: “Tubarão da praia” fundada por Izabel Nunes na década de 1970.

“O rasgadinho surgiu assim, de uma brincadeira minha e de alguns amigos do Bairro Suíssa em 1961. No ano seguinte, o bloco foi transferido para o centro da cidade por onde saiu até 1972”
comenta o fundador Seu Leopoldo em entrevista para Infonet em 2015

A festa já teve diversos trajetos, porém aquele que definiu a história do rasgadinho e que está como percurso oficial até hoje é o que passa pelos bairros Cirurgia, Suíssa e Getúlio Vargas em direção ao centro da cidade na avenida Barão de Maruim.

rasgadinho
(Foto: Imprensa24h / Reprodução)

É notável lembrar que o rasgadinho ficou paralisado por anos devido a falta de patrocinadores e incentivo do estado, por ser na época uma festa independente. Porém só em 2002, que o bloco foi revitalizado e resgatado para a alegria de todos os foliões da nossa cidade.

rasgadinho
(Foto:Infonet/Reprodução)

Este ano o rasgadinho foi um sucesso e seguiu a sua tradição como uma festa tranquila, familiar e sem tumultos, reunindo mais de 100 mil pessoas que pularam e agitaram a avenida preservando a tradição e história do primeiro bloco de rua de Aracaju. O nosso querido e eterno Rasgadinho.

Até o próximo ano! 😉


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail:sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui