São muitas as praças existentes em Aracaju. Espalhadas por todos os bairros, elas representam locais de encontro e diversão, de lazer e descanso e, porque não, de cenário para romances?

E mesmo que você não seja um frequentador de praças, ao menos por uma nós temos toda certeza de que você já passou. Um dos lugares mais antigos e importantes de toda a cidade, a Praça Fausto Cardoso é também um dos locais que abriga instituições!

Localizada na Avenida Ivo Prado, a praça foi construída em 1857, dois anos depois de Aracaju ter sido transformada em capital da antiga Província de Sergipe. O local onde foram colocados os primeiros pinos de demarcação da área em que foi construído o centro urbano de Aracaju, pelo engenheiro Pirro.

Na época de sua construção, o Espaço Público reunia praticamente todos os serviços públicos da Província: o Palácio, algumas repartições e a Assembléia Provincial. Até 1984, a Praça abrigou o Ministério Público Estadual, e atualmente ainda abriga o Tribunal de Justiça de Sergipe e a Assembléia Legislativa, ficando também conhecida como Praça dos Três Poderes.

Já levou o nome de Praça do Imperador; Praça do Palácio; Praça da República; e Praça Tiradentes. Em 1912 foi nomeada como Fausto Cardoso, uma homenagem ao deputado estadual que foi um dos mais influentes políticos da história sergipana, e que foi morto em agosto de 1906, durante o episódio conhecido como A Tragédia de Sergipe.

Em 8 de setembro do mesmo ano, a Praça também recebeu um monumento em homenagem ao líder político, e ganhou novos jardins com dois coretos em estilo art-noveau.

O que já aconteceu na praça?

A Praça Fausto Cardoso foi palco dos grandes comícios políticos, como o de Jorge Amado em 22 de dezembro de 1946; o de Plínio Salgado; o de Seixas Dória; o de Leandro Maciel; o de Maynard Gomes; o de Getúlio Vargas; o de Eduardo Gomes; o de Carlos Prestes, que aconteceu em 1947 e que foi anunciado pelos jornais da época como a maior concentração política na História de Sergipe; e o de Augusto Maynard, feito em 11 de janeiro de 1947, dando uma resposta ao comício anterior de Carlos Prestes. A Praça Fausto Cardoso também foi palco do movimento pelas Diretas Já e da luta contra a ditadura no Brasil.

Além destes, a Praça foi cenário de carnavais, desfiles cívicos, e do do lançamento do Forró Caju.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui