Sabemos que é difícil conseguir um emprego nos dias de hoje, mas uma coisa é certa, para entrar em uma empresa na maioria das vezes é necessário passar pela temida entrevista. Então fizemos uma pesquisa e reunimos as principais dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego!

1- Prepare-se

Antes da entrevista pense em situações importantes que você passou em sua vida profissional, caso seja uma entrevista para seu primeiro emprego você pode pensar em situações da vida escolar ou familiar. Você também deve conhecer um pouco sobre a empresa, pesquise sobre história, área de atuação, missão e notícias.

2- No dia da entrevista

Agora que você conhece um pouco mais sobre a empresa fica mais fácil avaliar qual a vestimenta adequada. Procure se vestir de forma discreta e com cabelos e mãos bem cuidados. Menos é mais! Não utilize muita maquiagem, perfume ou acessórios. O ideal é chegar com pelo menos 15min de antecedência, portanto planeje seu trajeto!

3- Como se portar

Assim que ver o entrevistador é educado levantar-se e cumprimentá-lo com um aperto de mão firme, passando uma energia positiva e entusiasmo. Crie uma conexão com a pessoa e olhe em seus olhos. O mesmo vale para a despedida, quando deve-se agradecer a oportunidade. Lembre-se que sua postura é avaliada do começo ao fim, até antes mesmo da entrevista começar, portanto seja educado com todos os funcionários da empresa!

4- Conte suas experiências

Ao falar de suas experiências profissionais, você pode começar com uma breve apresentação da empresa, o que ela faz e o setor. Após, siga falando sobre o departamento em que trabalhou, função e seus diferenciais. Podem surgir algumas perguntas relacionadas a questões pessoais, gostos, hábitos e valores. Isso se deve ao fato de que cada vez mais as empresas buscam candidatos que estejam alinhados com os valores da empresa.

5- Faça Perguntas

Não saia da entrevista sem fazer algumas perguntas sobre a vaga, seus desafios e o momento da empresa, o que ainda não foi dito pelo entrevistador. Isso mostrará interesse do candidato. Entretanto, evite perguntas sobre o que a empresa faz, pois espera-se que você já tenha pesquisado sobre o assunto, ou sobre salário e benefícios antes de saber se foi selecionado.

6- Conheça a si mesmo

Deve-se estar preparado para responder perguntas sobre passagens profissionais e conhecer bem o seu currículo. Tenha em mente algumas conquistas, satisfação com a sua carreira e situações de dificuldades. O objetivo do entrevistador é conhecer o perfil do candidato e avaliar a compatibilidade com a vaga e empresa. Por isso, é importante falar claramente sobre suas experiências e não demonstrar insegurança como em “eu acho”, “não sei”, ou usar gírias e cometer erros de português. As redes sociais estão sendo usadas por cada vez mais pessoas e ela pode ser usada contra você. É comum os entrevistadores darem uma olhada em suas redes sociais para ver algumas coisas a seu respeito. Então pense bem antes de postar qualquer coisa e seja coerente com seu perfil virtual.

7- Mantenha a calma

Siga todas essas dicas e principalmente não conte mentiras, isso pega muito mal com os entrevistadores. Seja você mesmo!


Agora que você já sabe como mandar bem na entrevista, acesse NOSSO SITE e encontre as vagas disponíveis!


Fontes: Exame, Guia da Carreira e Vagas.com

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui