Eduarda Santos Lisboa nasceu em 1° de agosto de 1998, em Aracaju-SE. A jovem, de apenas 22 anos, já tem uma trajetória de 13 no vôlei de praia. Filha de Cida Lisboa, ex-jogadora e treinadora da modalidade, começou a treinar aos 9 anos no Centro de Treinamento que a mãe criou em São Cristóvão-SE, o CT Cida Vôlei.

Foto: Reprodução Instagram
Cida Lisboa, mãe de Duda, também treinadora de Tainá e Victoria no vôlei de praia
Foto: Arquivo Pessoal

“Duda sempre foi uma menina disciplinada, sempre pegou todos os treinos muito fácil. Ela era muito à frente de cabeça. Psicologicamente ela era muito melhor que as outras crianças da idade dela, sempre tinha algo mais. Aí eu vi que era diferenciada”, declarou Cida, em entrevista ao portal Olimpíada Todo Dia.

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

Duda nasceu 3 anos antes de Cida se tornar atleta profissional, o que fez com que a jovem crescesse nas quadras, mas toda essa intimidade com a areia não impedem que a jovem passe pelos inúmeros desafios que o esporte exige. A sergipana contou ao portal Correio Braziliense que viver o sonho exige muita renúncia.

“Você treina, malha, vive em função do esporte. Acorda para treinar, dorme para treinar, alimenta-se por causa do esporte, vive em função disso. É uma vida de muitos altos e baixos, há várias pedras no caminho, mas eu amo o vôlei de praia e sou grata por estar em um trabalho que eu gosto”

Foto: Reprodução Instagram

Olimpíadas de Paria 2024

Nas Olimpíadas de Paris 2024, Duda Lisboa forma uma dupla com Ana Patrícia no torneio de vôlei de praia. As duas são líderes do ranking mundial e são vistas como uma das principais favoritas ao pódio. Duda e Ana Patrícia já tinham jogado juntas nas categorias de base e, depois de seguir carreiras distintas, voltaram a se unir em 2022. Desde então, conquistaram diversos títulos, incluindo o Campeonato Mundial de 2022 e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023​.

Orgulho de Aracaju

Em 2018, a sergipana entrou para Guinness Book se tornando a mulher mais jovem a vencer o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, além de ter sido eleita a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo pela Federação Internacional de Voleibol em 2018 e 2019.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


5/5 - (1 voto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui