Quantas vezes seu filho disse a frase “estou entediado” nos últimos dias? É normal isso acontecer quando se trata de crianças que já estão há muito tempo dentro de casa, ou até mesmo, por uma criança que tem a sua rotina movimentada. A verdade é que as crianças possuem muita energia e criatividade que precisam ser utilizadas de alguma forma.

E então a televisão ou celulares acabam sendo os elementos distrativo mais utilizados, mas não necessariamente os mais recomendados. Quando as crianças estão olhando para telas, elas podem estar perdendo oportunidades de praticar e dominar outras habilidades importantes, como a linguagem e sociabilidade. Em teoria, isso poderia atrapalhar interações sociais e limitar o tempo em que as crianças passam correndo e praticando outras habilidades físicas (o que pode ocasionar o sedentarismo e a obesidade infantil)

Pensando nisso, e aproveitando que hoje se comemora o dia das crianças, separamos 7 lugares de Americana para entreter a garotada.

8 lugares para crianças em Americana

  • Parque Tio Gága: 

Hoje, o Parque Tio Gága, além de receber famílias inteiras que redescobriram o prazer da vida ao ar livre, se tornou local de realização de eventos populares, como shows musicais, carnaval, além de ações de conscientização ambiental, social e saúde.

Mas tudo começou em 2015, quando o engenheiro conhecido por Tio Gága aproveitou uma pequena área dos 10 mil metros quadrados da praça ociosa para construir um banco e poder sentar-se para ver o pôr-do-sol.

A iniciativa motivou outras pessoas, que voluntariamente revitalizaram todo o espaço, instalando brinquedos de madeira, biblioteca ao ar livre, jardins e outras áreas de contemplação e batizaram o local com o nome do idealizador do projeto.

A praça está localizada na Rua Otaviano Oladio da Silva, no Jardim Glória. Vale a pena a visita!

crianças
Fotos retiradas do Facebook Parque Tio Gága
parque tio gága
  • Praça Malala

Hoje, além dos brinquedos feitos, predominantemente, a partir da reutilização de pneus e da “geladeiroteca” – uma biblioteca instalada dentro de uma geladeira – a Praça Malala se tornou referência em atrações culturais para as famílias, como peças de teatro, contações de história, musicais entre outros.

O nome Malala é uma homenagem à jovem paquistanesa Malala Yousafzai. Ganhadora do Nobel da Paz de 2014, Malala tornou-se reconhecida por lutar pelo direito das meninas à educação.

Essa área pública, localizada entre os cruzamentos das ruas Honduras, Bolívia e Cuba, no bairro Frezzarin, está cadastrada na Prefeitura desde 1985 e sempre foi cuidada por moradores vizinhos.

Adicione a sua lista para visitar!

praça malala
Fotos retiradas do Facebook Praça Malala
  • Parquinho Vó Palmira

Atualmente, o Parquinho Vó Palmira possui quase 15 opções de brinquedos, e se tornou principal área de lazer para as crianças da região.

O nome foi inspirado em uma senhora que mora em frente à praça, e durante todo o processo de revitalização da área cedeu a casa e preparava lanches para os voluntários. Hoje em dia cerca de 70 pessoas se revezam na manutenção do local.

Com o tempo, os moradores do entorno começaram a se envolver no projeto. Foram necessárias ações como rifas e venda de pizza para arrecadar fundos para a compra dos materiais que seriam usados para a fabricação dos brinquedos.

O Parquinho Vó Palmira está localizado na Rua São Teodoro, Jardim Nossa Senhora do Carmo, nº 200.

Fotos retiradas do Facebook Parque Vó Palmira
  • Parque Aimaratá

Com uma estrutura simples, mas acolhedora, o Parque Aimaratá foi construído a partir do desejo dos seus proprietários em proteger as áreas de preservação da Fazenda Santo Antônio. Aberto ao público, é uma das grandes áreas de lazer da cidade. O Parque oferece opções de esportes, trilhas, restaurante e bar, pesqueiro, observação de aves e um encantador viveiro de mudas para reflorestamento.

Você consegue acessa-lo através da Rua Rio das Velhas ou Av. Luiz Bassette. Confira o mapa clicando aqui.

Fotos retiradas do Facebook Parque Aimatará
  • Strike Mania Boliche

O boliche trás vários aprendizados para as crianças, entre eles a relação número-numeral, bem como operações matemáticas, noção de espaço, coordenação motora, raciocínio lógico, concentração, trabalho em grupo, bem como a ética, entre outros.

O Strike Mania conta com 8 pistas de boliche e outros jogos como bilhar e fliperama, além de contar com um restaurante no local e espaço para festas.

Está localizado na Av. 09 de Julho, 427 – Jardim São Domingos, Americana.

Fotos de David Marques Neves
  • Parque Uga Uga

O Parque Uga Uga possui uma área verde bem grande com trilhas que possibilitam a interação com a natureza, playground para as crianças se divertirem e ainda é Pet friendly, contando com um circuito para os nossos bichinhos brincarem.

Localizada na Av. Rafael Vitta, 2222 – Vila Louricilda, Americana.

Fotos de Luciana Polline
  • Praça da Lilica

A Praça da Lilica, mantida pelos moradores do bairro, está fazendo muito sucesso com a sua decoração tão colorida! Os moradores também possuem um grupo no Facebook com o intuito de compartilhar noticias sobre a praça, organizar eventos e mantê-la sempre linda!

Ela está localizada na Rua Japão, Bairro Morada do Sol, Americana. Vale a pena visitar! 

Fotos de Fernanda Dias
  • Bosque das Nascentes

O Bosque das Nações possui uma ampla área verde com espaços para caminhada possibilitando a interação com a natureza, playground para as crianças se divertirem, é Pet friendly e as terças e quintas-feiras possui Aulas de Ginástica com a Professora Ketlyn Silva.

Localizada na Rua Érico Veríssimo – Antônio Zanaga, Americana. Coloque na sua lista e visite!

Foto de Marcos Portari
Foto de Márcia Silva

Confira essa e outras notícias no mundo de conteúdo da Solutudo Americana.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Americana e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: americana@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui