Já pensou em empreender? Conheça um dos passos mais importantes para tirar sua ideia do papel. Um plano de negócio é um documento em que são descritos todos os objetivos que se deseja alcançar e os passos para alcançá-los.
Demonstrar a viabilidade de seu negócio é o principal objetivo de um plano de negócios para mostrar os melhores caminhos nos âmbitos estratégico, mercadológico e financeiro. Sendo um documento que não é baseado em especulações e sim a partir de uma pesquisa e análise de mercado, com dados reais. Ele é o pontapé inicial para você começar a sua vida de empreendedor.
Importância do Plano de Negócios
Ele ajuda a saber se seu negócio é viável ou inviável. Com ele você verá como sua empresa funcionará dentro da lógica do mercado. Quanto será o investimento e a projeção de retorno financeiro.
Vantagens
- Conhecer os cenários favoráveis e não favoráveis;
- Alinhamento entre sócios;
- Entender as possibilidades dentro do mercado;
- Conhecer sua necessidade para o financiamento.
Etapas do Plano de Negócios
São 6 etapas essenciais para realizar seu plano de negócio: Sumário executivo, Análise de mercado, Plano de marketing, Plano operacional, Plano financeiro e Análise de cenários. Confira todas as informações que devem estar contidas em cada uma delas, separamos em duas partes para você aproveitar melhor o conteúdo.
Sumário executivo
Ele é a primeira parte do plano de negócios, porém se aconselha deixar para fazer por último já que é um resumo das informações mais importantes como:
- Como é seu negócio e qual é o seu diferencial?
- Qual a missão de sua empresa?
- Definir o perfil dos empreendedores e dos funcionários (caso esteja recrutando).
- Selecionar os produtos, serviços e os principais benefícios.
- Como é ou seria o perfil dos seus clientes?
- Localização (se existe uma sede física).
- De quanto será seu investimento?
- Forma jurídica.
- Enquadramento tributário.
- Essa etapa não precisa ser tão extensa, o importante é que seja clara e objetiva.
Análise de Mercado
Estudar o mercado é um dos melhores passos para começar seu negócio, entendendo como está a concorrência, como se trabalha com os fornecedores e como está a demanda dos produtos ou serviços. É preciso analisar esses 3 tópicos:
- Segmentação de clientes
Saber tudo sobre seus possíveis clientes como a faixa etária, gênero, escolaridade, estado civil, se é pessoa física ou jurídica, como é seu comportamento de compra, como por exemplo a frequência de compra e os lugares. Está é uma informação valiosa para a divulgação da sua empresa, que funciona como norteadora para as campanhas de marketing.
A informação é recolhida através de questionários, entrevistas ou por analise dos concorrentes.
- Análise da concorrência
Se considera concorrência aquelas empresas que atuam no mesmo ramo que você. Eles podem ajudar a nortear nossas estratégias no mercado, aprendendo o que devemos ou não fazer.
Alguns tópicos que podem ajudar são: A qualidade do produto ou serviço do concorrente, como é o preço que eles praticam, ver como são as condições de pagamento, horário de funcionamento, diferenciais e analisar possíveis estratégias para ganhar espaço no mercado.
- Análise de fornecedores
É importante estudar os fornecedores também, pesquisar contatos por qualquer meio. Ter a lista atualizada e diversificada para realizar comparações e decidir qual é melhor.
Perguntas que podem ajudar:
- Quais fornecedores estão oferecendo o melhor preço?
- Quais são as condições de pagamento?
- Quais são os prazos de entrega?
- Qual é sua localização e quantidades mínimas para o pedido?
Continua…
Ficou ansioso para montar o plano de sua empresa?
Essa é a parte I do seu plano, na próxima semana explicaremos melhor sobre os outros 4 itens: Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano Financeiro e Análise dos Cenários! Fique de olho em nossa página para conferir! 😉
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