Tatuí é uma cidade histórica, que ainda preserva muito de seus patrimônios históricos e centenários. Como já vimos aqui na Solutudo, assim como “A linda praça de Tatuí que dá um show de cultura e história na cidade“, e também o Casarão dos Guedes, “A Casa Monstro? Conheça o misterioso casarão mal assombrado de Tatuí“. Outro lugar onde os tatuianos tem muitas memórias é a Igreja do Rosário. A igreja existe há mais de 100 anos, e já foi sede do velório público de Tatuí.

A história da Igreja

Na Praça do Barão há uma placa que conta um pouco da história da Igreja do Rosário. O “Quintal do Saber” reúne muitos fatos históricos dessa praça. Confira o que diz a placa:

“”IGREJA DO ROSÁRIO” A SANTA DOS ESCRAVOS EMPRESTA SEU NOME A VELHA IGREJA.O século XIX já estava prestes a findar D.Pedro ll imperador do Brasil viajava pela Europa quando sua filha, Princesa Isabel , no poder, proclamou a Lei Áurea, dando assim, liberdade a todos escravos no território nacional. Em Tatuí, na época da escravidão, aqui ela não perversa, muitos escravos já viviam em liberdade nas fazendas da época. Havia aqui em Tatuí uma grande área de sitio, propriedade da senhora Jacinta da Rocha que doara (conforme pesquisa histórica) ao seu ex-escravo chamado “Benedito” para que ele fosse construída uma Capela á Nossa Senhora do Rosário que é a santa padroeira dos escravos. O terreno possuía 17 metros de frente por 34 metros de fundo. A iniciativa da construção foi do sr. Ântino Rodrigues Pacheco Gatto e no ano 1888 foi lançada a pedra fundamental da Igreja do Rosário.

As diversidades do local

O terreno não só abrigava a igreja, mas já teve ao lado uma rádio, já funcionou um cartório, e até mesmo um teatro. Você tem história com algum desses lugares? Deixe nos comentários!

Foto antiga da Praça do Barão. Na esquerda, pode se visualizar a Igreja do Rosário.

A igreja em obra

Já alguns anos, a Igreja que é sede da Congregação Mariana em Tatuí está em obras. Dentro das possibilidades que os recursos possibilitam, a centenária igreja está sendo revitalizada e preservada.


Sem dúvida é um local histórico. Quais são as suas lembranças com esse local? Escreva pra gente nos comentários, vamos adorar recordar junto com você!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

5/5 - (1 vote)

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de rever em. Fotos e relatos sobre a tão saudosa praca dos bichos. Hj Praça do Barão. Amava ver os peixinhos, macacos, capivara . Era lindo contei pro meu filho semana passada ele não acreditou.

    • Sugestão recebida Val. Ah, nós fizemos uma matéria sobre a Praça do Barão… Depois dê uma olhadinha em nosso portal… 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui