Uma história rica e vislumbrante. Muitos mistérios, conflitos, histórias e incríveis detalhes envolvem a fundação da cidade de Tatuí. Como tudo começou? Quais foram os primeiros povoados? Onde viviam? Isto você descobre agora!

Conheça um pouco da história e da fundação de Tatuí, a Cidade Ternura do interior de São Paulo!

Origem do município

Primeiros habitantes

Segundos pesquisadores, os primeiros habitantes da região, ainda no século XIX, eram indígenas que viviam em suas tabas no ângulo formado pelos rios Sorocaba e Tatuuvu. Hoje, é o Bairro de Americana, antigo Barreiro.

Amigo Tucano, Gisele Ulisse.

A história

O solo da região era rico em ferro e ouro e logo atrairia um grande número de invasores portugueses que chegaram, inclusive, ao morro de Araçoiaba. Segundo pesquisadores, Afonso Sardinha (pai e filho), passaram pela região, em 1592, em busca de ferro.

Em 1680, Paschoal Moreira Cabral e seu irmão, Jacynto, acompanharam o frei Pedro de Souza nas explorações do morro Araçoiaba em busca de metais.

No dia 5 de fevereiro de 1682, os irmãos Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e Martins Garcia Lumbria levantaram a Fábrica de Ferro de São João do Ipanema em Araçoiaba da Serra.

A Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema.

Mudanças

Com a chegada de d. João VI e a Família Imperial ao Brasil, em 1808, este solicitou que José Bonifácio de Andrada e Silva fosse nomeado intendente-geral das Minas e Metais do Reino.

Após as invasões francesas, em 1819, foi designado pelo rei d. João VI para a reativação da Fábrica de Ferro São João do Ipanema com o objetivo de produzir metais que servissem de armamento em sua defesa contra Napoleão, caso viesse à sua procura no Brasil.

As pessoas não empregadas pela fábrica deixaram aquele local e, em suas andanças, agregaram-se aos primeiros povoadores de Tatuhú, em terras pertencentes aos frades do Convento de Itu, onde construíram uma capela coberta de palhas de indaiá com o nome de São João do Benfica.

Nos arredores desta capela, surgiram os primeiros povoados de Tatuí. Local é patrimônio histórico da cidade até os dias de hoje.

Capela São João do Benfica.

Quer conhecer mais sobre esta capela e seus mistérios? Clique no link abaixo!

Surpreendente história da misteriosa Capela São João do Benfica em Tatuí e um resgate histórico

Surpreendente história da misteriosa Capela São João do Benfica em Tatuí e um resgate histórico

Transferência do local

Depois de alguns conflitos e decisões, o povoado de São João do Benfica foi transferido para o local onde está a parte central da cidade de Tatuí.

Praça da Matriz inaugurada no dia 9 de julho de 1907.

A cidade de Tatuí

Pela Lei Provincial n° 1, de 20 de Julho de 1861, Tatuí foi elevada à categoria de cidade. O brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, na época dono das terras da região, é considerado por alguns pesquisadores o fundador de Tatuí.

Rua 11 de Agosto em 1908.

Uma pergunta que não quer calar

Há uma discussão histórica se Brigadeiro Jordão esteve ou não presente nas terras de Tatuí. Esta resposta, talvez, nunca teremos com plena certeza.

Nos documentos históricos consta que Antônio Rodrigues da Costa, o procurador de brigadeiro Jordão, esteve em Tatuí e pagou todos os custos da abertura das balas de demarcação do local.


Este foi só um só um resumo da grandiosa história de origem da cidade de Tatuí. Deseja conhecer mais detalhes sobre sua fundação e desenvolvimento histórico? Deixe nos comentários! Gostou de conhecer esta história? Conta pra gente!


Pesquisa e fonte histórica: Livro “Conto, canto e encanto com a minha história… Tatuí Capital da Música”.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

4.9/5 - (16 votes)

3 COMENTÁRIOS

  1. Meu bisavô Augusto dos Santos, com 43 anos de idade, chegou em Tatuí, com esposa e filhos. Vinha de Portugal. Assim como muitos, foi trazido pelo governo paulista pra substituir a mão de obra escrava. Vinha de origem rural, próxima à Coimbra. Vila de Loural. Trabalharam e ensinaram a trabalhar. Sou grata por ter tido pessoas não nobres nos antecedendo. Obrigada Tatuí, pelo acolhimento!

  2. Ver a foto antiga da Rua Onze de Agosto só me faz mais grata! Cresci bem nesse local e temos a casa até hoje!
    A rua onde as procissões, bandas e desfiles das escolas nos alegravam a infância!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui