Já imaginou ter a possiblidade de voar pelo céu e se apaixonar pela sensação de liberdade que o voo pode lhe causar? No Aeroclube de Tatuí é possível. Um lugar apaixonante que guarda consigo uma belíssima história. Sem dúvidas é o lugar que oferece experiências que jamais serão esquecidas.

Conheça um pouco do magnífico Aeroclube de Tatuí!

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

A história e as primeiras operações

No ano de 1941, concluía-se na cidade de Tatuí o Aeródromo, com uma pista de terra e um hangar. Mas os tatuianos sempre sonharam grande. Eles sonhavam com o crescimento de aeronaves visitando a cidade, assim como foram os primeiros pousos em campos não preparados na cidade, por exemplo, o caso dos irmãos Robba e Orton Hoover, em 1920, e o grande volovelista alemão Peter Riedel em 1934.

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

Com grande expectativa futura, no dia 18 de dezembro de 1943, 28 tatuianos, amantes da aviação, se reuniram no antigo Clube Recretativo Onze de Agosto, situado onde hoje é a Casa Pernambucanas, ao lado da Praça da Matriz, para formalizar a fundação do Aeroclube de Tatuí.

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

De Tietê para Tatuí

Em fevereiro de 1977, chega ao aeródromo municipal, o Aeroclube de Planadores Tietê, o qual havia sido fundado em 1974 na cidade de Tietê. Devido a necessidade de um espaço aéreo menos restrito pelos voos do clube de aviões, o clube de planadores se mudou para Tatuí. O Presidente do clube também era um dos fundadores, o Sr. Dejan A. Golik, que era croata naturalizado brasileiro, e havia aprendido a voar quando serviu à Royal Air Force (RAF) na época da Segunda Guerra Mundial.

Em 1983, o clube vindo de Tietê, finalmente muda seu nome para Aeroclube de Planadores de Tatuí.

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

A formação do hangar e curso de pilotagem

Eles queriam ocupar o hangar do aeródromo com aeronaves da época, e, assim, iniciar uma escola de pilotagem com instrutores capacitados. O primeiro presidente do Aeroclube fundado foi o famoso jornalista Maurício Loureiro Gama, que também foi o primeiro apresentador de telejornal no Brasil. Era uma época em que o governo arrecadava doações para o desenvolvimento da aviação e formação de pilotos, como previa Campanha Nacional de Aviação (CNA), idealizada pelo visionário jornalista Assis Chateaubriand.

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

Primeiras aeronaves

Sua primeira aeronave foi uma Paulistinha CAP – 4, de prefixo PP-RRP, que foi batizado com o nome de “Martinho Guedes” em homenagem a praça Martinho Guedes de Tatuí, que leva o nome de um grande industrial tatuiano da época. A aeronave veio voando do Rio de Janeiro e, posteriormente, o Aeroclube de Tatuí receberia mais duas unidades deste modelo, o que foi suficiente para que instrutores pudessem ensinar a arte de voar na cidade. E, assim, este clube foi prosperando com os recursos que iam sendo destinados para construção da casa do guarda campo de outro hangar e demais condições de infraestrutura.

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

Fábrica de aviões

O último registro de reuniões deste clube de pioneiros foi em 1963, conforme a última ata registrada pela diretoria. O Aeródromo Municipal Dr. Octavio Guedes de Moraes possui este nome em homenagem a um dos importantes fundadores do Aeroclube e engenheiro que prestou serviços para a construção da pista. No ano de 1963, o engenheiro e piloto Marc William Niess e o oficial da marinha, Gilberto Clark, fundaram em Tatuí uma fábrica de aeronaves, onde hoje se situam os hangares 01 e CPT do aeródromo municipal.

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

Destaque nacional

O clube também intensificou sua participação em campeonatos, cujos títulos se intensificaram entre os anos de 2012 e 2018, sendo que neste último ano, Tatuí, teve seu primeiro campeão nacional voando o lendário Quero-quero PT-PHE. O desempenho de aeroclube no esporte, bem como na formação de pilotos, faz deste um dos cinco clubes que mais se voa planador no Brasil. Atualmente, o Aeroclube de Tatuí passa por uma fase de modernização, contando com um dos mais modernos simuladores de voo de planador, o qual é usado para treinamento dos alunos e familiarização dos visitantes com a pilotagem.

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

O Aeroclube nos dias de hoje

O Aeroclube é aberto para visitação. Você pode visitar o local e conhecer toda a instalção e também pode se tornar um piloto. A visitação de escolas, grupos de escoteiros e maior quantidade de pessoas precisa ser agendada anteriormente por telefone. Já as visitas de grupos menores, de até cinco pessoas, não precisam de agendamento prévio e devem ser feitas no fim de semana.

Foto: Site do Aeroclube de Tatuí.

Endereço e contatos do Aeroclube:

Via municipal Karl Heinz Jahmann, s/n

Tatuí – SP, 18270-970, Brasil

[email protected]

Secretaria (015) 3251-4368 

Whatsapp: (015) 9 9806-8327

9:00 às 17:30 (todos os dias)

Fonte: site Aeroclube de Tatuí



​Gostou de conhecer esta história? Já teve a oportunidade de planar e voar em uma das aeronaves? Conte sua experiência nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!


SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Fonte de informações da matéria: Site do Aeroclube de Tatuí.

4.5/5 - (27 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui