Quem olha para uma pessoa que conseguiu realizar algum objetivo não imagina o quão difícil foi até chegar lá. Assim foi a história de Elaine. Hoje ela é uma conceituada confeiteira na cidade, entretanto, as dificuldades foram muitas, a ponto de pensar em desistir, mas ela conseguiu!

Conheça, e se surpreenda com essa história!

O amor pela cozinha desde cedo

Elaine nasceu em Tatuí, e tem dois irmãos. Os primeiros passos dela na cozinha foram dados enquanto ajudava a sua irmã mais velha. Com isso, o sonho começava a ganhar forma.

“Desde criança eu gostei de cozinhar. Na escola eu sempre inventava uma coisinha ou outra e levava para vender. Eu pegava algumas revistas e testava todas as receitas. Algumas davam certo, outras não, mas eu sempre continuava.”

Um dos lindos trabalhos de Elaine.

O início dos trabalhos

Elaine estudou na escola João Florêncio e trabalhou na casa de uma professora de português, a “Dona Ana”. Ela saía da escola e ia para a casa da professora. Lá, com 12 anos, ela ganhou sua primeira oportunidade de trabalho. A professora iria fazer uma festa de aniversário para a filha, e Elaine se ofereceu para ajudar Depois disso, ela trabalhou em uma loja de roupa, onde aprendeu muito com uma família de Libaneses.

Já casada, com um filho, Elaine pagava aluguel, e descobriu uma nova gravidez. Com isso, um misto de sentimentos surgiu. Ao mesmo tempo que a felicidade por um novo nascimento estava presente, também havia uma preocupação sobre como sustentar tudo isso. E aí surgiu a ideia de trabalhar com doces.

Elaine se ofereceu para fazer um bolo para a festa de uns amigos, e o bolo fez sucesso. Com tantas pessoas perguntando do bolo, a sua amiga disse para os convidados que ela aceitava encomendas.

“Ela falou por mim, eu não aceitava ainda. Mas depois disso apareceram muitas encomendas!”

Entre o sucesso e grandes dificuldades

Todo começo é muito difícil, e com Elaine não foi diferente. Na época, a falta de tecnologia como temos hoje dificultou.

“Com o dinheirinho que eu ganhava com alguns bolos eu comprava revistas, para aprender mais receitas. e encontrar alguns cursos. Uma vez, eu comprei um curso, mas choveu muito, e por não ter a possibilidade de ir até São Paulo, não consegui ir. Isso me decepcionou muito, mas eu continuei.”

Com a falta de visibilidade, Elaine inovou, começou a fazer trufas, e outros tipos de doces. Até ter uma ideia de fazer 4 bolos e sair para vender toda semana. Ideia que deu muito certo. Depois disso, alguns buffet’s começaram e pegar doces com ela, e o negócio começou a prosperar. Elaine chegou a fazer 5 casamentos por semana. Ela começou a fornecer doces para grandes indústrias da cidade, e o salto foi gigante.

Depois disso, Elaine começou a dar aula no Fundo Social da Prefeitura de Quadra. Essas aulas também fizeram com que Elaine ficasse ainda mais conhecida, surgindo novos clientes, e a necessidade de contratar pessoas para ajudar.

Elaine junto com o Secretário Cassiano, e a falecida ex-prefeita de Tatuí, Maria Gonzaga.

Tempos difíceis

Com o surgimento de uma crise nas indústrias, o trabalho fixo que Elaine tinha com as grandes empresas chegou ao fim. Sem ter contrato com as empresas, com uma grande necessidade de verbas para manter a estrutura de sua nova cozinha, e com uma doença que deixou seu marido internado, um tempo difícil chegou.

Uma chave que virou

Depois de um tempo, surgiu uma oportunidade para Elaine fazer uma degustação. Mas, ela acabou ouvindo algo que fez com que algo mudasse. A pessoa que degustou disse que seus doces eram muito simples, e que não atenderia o que ela precisava para seu evento.

“A dor me motivou a ser melhor. Comecei a estudar muito, testar coisas novas, e pensei em desistir. Cheguei a parar, e voltar para a loja de roupas. Mas, sempre chegava uma encomenda, e o amor pela cozinha voltava novamente. Com isso pensei, acho que não é para eu parar. Fiz cursos, e melhorei.”

Umas das coisas que mudou foi a participação dela na tradicional Feira do Doce. Com a dificuldade de ser conhecida, as filas gigantescas da feira sempre ficavam para outras pessoas conceituadas na cidade. Até que na última feira, a Elaine fez um enorme sucesso, até juntar grandes filas para comer seus maravilhosos doces.

Agradecimentos especiais

Elaine diz que seus clientes foram essenciais para a sua jornada. Tanto as empresas grandes, como os clientes que compram no varejo. E assim como seus clientes, sua família foi essencial!

“A família é muito importante. é muito bom quando as pessoas que amamos nos dão um suporte. Quando trabalhamos como eu, no início, dona de casa, mãe, sonhadora, sem recurso financeiro e acreditando muito no dom que Deus nos dá, cada um tem o seu, e esse foi o meu…de nunca desistir! Todos tiveram uma participação especial pra que tudo isso desse certo!
Meu pai, minha mãe, meus irmãos, meu marido, meus filhos, minhas assistentes que me ajudam na casa e na cozinha, meus
sobrinhos, todos amigos e familiares contribuíram, cada um com seu jeito especial.
É difícil citar nomes, mas o pessoal do centro cultural também me apoiou muito, e quando eu pensei em não participar mais da feira do doce, eles me deram o maior apoio e incentivo!”

Uma mensagem de superação

Elaine deixa com sua história uma mensagem para as pessoas que tem um sonho!

“Não desista! Estude, tenha foco, não esqueça a sua essência, se você passar humildade e transparência no que faz, não tem motivo pra dar errado.”

“É muito importante você saber que fazer um bolo vai muito além de uma simples receita.
Não tem preço poder participar dos momentos mais importantes de uma família!”

Para conhecer Elaine e seu trabalho, segue abaixo os seus contatos.

Instagram Facebook


Já conhecia Elaine? O que achou dessa história incrível? Deixe nos comentários!

É incrível ver e ler histórias de mulheres guerreiras que nunca desistem! Você conhece alguma história de outra mulher guerreira como Elaine em Tatuí? Manda pra gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

5/5 - (2 votes)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui