Estar habilitado para dirigir é o sonho de muitas pessoas. Mas o sonho pode se tornar um pesadelo se você não estiver bem preparado para a realização de todos os testes necessários. Para isso, conversamos com Danilo Redini, um grandioso instrutor de um centro de formação de condutores. Ele revelou dicas valiosas para se dar bem no processo!

Pegue papel e caneta para anotar todas as dicas

Acervo pessoal.

Quem é Danilo?

Danilo Redini desde criança sempre gostou de carros e não via a hora de poder dirigir. Ao completar 16 anos, começou a trabalhar na autoescola Objetiva, aqui na cidade de Tatuí, desta forma, passou a gostar ainda mais de veículos e do tema trânsito.

Aos 21 anos, começou a trabalhar como instrutor prático de carro e moto. Hoje, devido a sua experiência e amor pelo tema trânsito, no final de 2020, Danilo foi convidado a fazer parte do corpo docente de instrutores teóricos do Centro de Formação de Condutores Aliança em Tatuí, atuando também como Diretor Geral da unidade de ensino.

Ou seja, você vai aprender hoje com quem entende muito do assunto!

Acervo pessoal.

Então, vamos para as dicas!

Dicas para a prova teórica

1 – Utilize o simulador de prova teórica do Detran/SP

“A maneira mais eficaz de controlar o nervosismo é testando os conhecimentos com um simulador de prova online, é um teste cujo resultado não vai valer ponto algum para a aprovação, mas ele imita o formato, nível de dificuldade e o tempo para prova oficial.”

Ver a imagem de origem
Foto: aprovadetranbr.com.

2. Estude a apostila (material didático)

“Durante as aulas teóricas, na forma presencial ou mesmo online, você poderá acompanhar as matérias com o apoio de um livro didático, o qual contém todas as cinco matérias que precisará aprender para ser um excelente motorista.”

3. Chegue com tempo

“Se organize e saia de casa com tempo de sobra prevendo possíveis atrasos inesperados ao longo do caminho, que caso ocorra, ainda será possível chegar em tempo para não perder sua prova. A ideia é chegar com tempo suficiente para se concentrar apenas no que interessa, ser aprovado!”

4. Chegue Disposto

“É muito importante que na noite que antecede a prova você se alimente bem com uma refeição leve e vá dormir mais cedo, nada de ir para uma festa ou ficar acordado até tarde “maratonando” séries ou fazendo qualquer outra coisa.”

5. Tenha calma

“Se você se dedicou ao estudo do livro didático e presou atenção nas explicações das aulas teóricas, não deve ter dificuldade em alcançar o mínimo de 70% de acertos na prova. Muitas vezes, o que pode mais impactar em seu resultado não é a falta de conhecimento do assunto, mas, sim, a ansiedade e o nervosismo de ser testado.”

6. Faça a leitura completa da questão

“Muitos candidatos preocupados com o tempo máximo da prova, que é de 40 minutos, acabam por não realizarem a leitura completa da questão e, às vezes, resulta em escolher uma alternativa errada. Naturalmente, a prova contém algumas “pegadinhas”, portanto é de extrema importância entender muito bem a questão antes de escolher a alternativa que acredita ser a correta.”

7. Pule as questões que não sabe ou precisa de mais tempo para pensar

“Mesmo que o tempo de 40 minutos seja bastante para a realização da prova, não cometa o erro de perder muito deste tempo em uma questão de maior dificuldade se não sabe a resposta, pule para a próxima questão e depois de ter concluído com todas as questões seguintes você poderá retornar para as questões que não foram respondidas para dedicar mais tempo nelas. Em último caso, “chute” com consciência, levando em conta a próxima dica.”

8. Use o raciocínio lógico

“Lembre-se que a principal qualidade que você precisa ter em uma prova de múltipla escolha não é a memória, no caso da prova teórica do Detran/SP, posso garantir que o raciocínio lógico é ainda mais importante. Use o método da exclusão, a qual consiste em eliminar todas as alternativas que indicam ser falsas ou incorretas, obtendo neste método uma maior chance de encontrar uma alternativa correta.”

9. Cuidado com o tempo

“Mesmo sabendo que o tempo é suficiente para esta prova, você precisa encontrar o equilíbrio entre ler com muita atenção, mas sem perder tempo demais nesta leitura, como ler duas ou mais vezes a mesma questão para conseguir entender.”


Dicas Para a Prova Prática

1. Faça mais aulas práticas

“Atualmente ,existe uma obrigatoriedade mínima de 20 aulas práticas de direção para cada categoria (A e B). Não quer dizer que o candidato não possa praticar mais. Caso você tenha cumprido com as 20 aulas, mas julgue que ainda não está pronto para o exame final, é possível realizar aulas extras, obviamente que estas aulas têm um custo, mas valem muito a pena, porque além de aumentar suas habilidades e técnicas na condução do veículo ajudam a dar mais confiança para realizar o teste final de direção. Vale destacar ainda que o valor de uma possível reprova é suficiente para realizar cerca de três aulas extras, é muito mais vantajoso investir este dinheiro em mais aulas.”

Acervo pessoal.

2. Utilize de referências visuais para a baliza

“A baliza é considerada um dos testes mais tensos da prova prática, é necessário estacionar o carro entre os bastões removíveis. Isso porque encostar ou derrubar um dos bastões de marcação da vaga resulta em falta eliminatória no teste. Durante as aulas práticas de condução do veículo, o instrutor prático ensinará todos os movimentos que devem ser feitos no volante para estacionar o carro com mais facilidade, isto também implica em ter um auxílio dos espelhos retrovisores bem regulados para você. Portanto, tenha muita atenção nas referências visuais, incluindo as obtidas pelos espelhos para saber quando o veículo está no posicionamento certo para realizar cada movimento da manobre de estacionar.”

3. Redobre o seu nível de atenção no momento de dirigir

Por fim, mais um motivo que recomendo a realização de aulas extras para quem ainda não esta 100% seguro, é porque dirigir bem é mais complexo do que simplesmente controlar o veículo durante as aulas. Para se dar bem no trânsito, sem cometer falhas ou erros, o condutor precisa ficar atento a tudo, na maneira como está dirigindo, no que acontece na parte interna do seu veículo e ainda tudo que está ao seu redor.


Curtiu? Com estas dicas você vai arrebentar. Vamos combinar o seguinte: Depois que você passar pelos processos, volta aqui e conta como as dicas foram importantes!


Conhece o Danilo? Gostaria de conhecer mais sobre a sua história? Deseja saber mais dicas para se dar bem nas provas e no trânsito? Deixe nos comentários!


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de boas histórias de Tatuí. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

  1. Danilo sempre faz as coisas com excelência, sempre busca se atualizar nos assuntos, principalmente de trânsito e também em diversos outros assuntos que gosta. E realmente é uma pessoa que gosta muito de carros, quem o conhece sabe que quando quer saber detalhes de um determinado carro, sabe com quem conversar…rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui