Uma escola exemplar na cidade de Tatuí é a Emef Alan Alves De Araújo que faz um trabalho incrível com todas as crianças, mas se destaca com sua atenção com as crianças que necessitam de mais atenção. É um trabalho surpreendente que merece todo o reconhecimento.

Conheça um pouco desta escola maravilhosa!

A escola

Visando o bem estar de todos aos alunos, a escola ensina a todos sobre o respeito e a inclusão. É um trabalho que tem a intenção de não deixar ninguém para trás e fazer com que todos os alunos tenham a oportunidade e aprender, independente de qualquer tipo de limitação.

“Muitas pessoas já têm a consciência sobre a inclusão, mas falta a sensibilização. Nosso papel é sensibilizar e mostrar que todos merecem ter oportunidades”, conclui Sarah, professora da escola e profissional do ensino especializado.

Foto: acervo pessoal da escola.

Trabalhos especiais

Para cumprir o papel que a escola se disponibiliza a ter, são feitos trabalhos especiais com os alunos. Veja alguns deles:

Formação de metodologias ativas

Metodologias Ativas de Aprendizagem são processos amplos e possuem como principal característica a inserção do aluno como agente principal e responsável pela sua aprendizagem com a orientação do educador.

Foto: acervo pessoal da escola.

A professora Sarah explicou como funcionou a aula:

“Nesta atividade, após a contação de história com a Fábula “A Raposa e a Cegonha”, foi proposto aos alunos refletirem sobre o comportamento dos personagens e em como poderiam encontrar soluções para o conflito apresentado. Neste caso, as diferenças existentes entre os personagens e sua peculiaridades. Os alunos puderam debater e analisar as possibilidades de resolução pautados numa cultura de paz e respeito quanto a neurodiversidade.”

Foto: acervo pessoal da escola.

Conscientização sobre o autismo

O dia 2 de abril é uma data especial sobre a conscientização sobre o autismo. Sarah que, além de professora é mãe de um menino autista, falou sobre a importância de entender a inclusão durante todos os dias do ano.

“Só o aluno estar de corpo presente em sala de aula não é inclusão. Socialização sem objetivo pedagógico de interação com o grupo não é inclusão. Dar advertência a quem age de forma preconceituosa sem educar primeiro não é educação para a paz.”

Foto: acervo pessoal da escola.

Um depoimento emocionante

Daniel, filho de Sarah e aluno da escola é autista.

Quando perguntado sobre a importância do mês da conscientização do autismo, Daniel foi bem claro em suas palavras. Disse o que sente e a importância deste dia para todas as pessoas:

“Autismo é felicidade para mim e para todas as outras pessoas. Eu gosto muito de ser autista, tenho orgulho.”

Ele também ressaltou as importância da convivência com as pessoas que o ajudaram nas dificuldades:

“Às vezes, dá para vencer sozinho e com a ajuda das pessoas. Eu tenho ajuda da minha avó, minha mãe, minha família, meus professores e meus amigos.”

Foto: Solutudo.

Clique no link abaixo para ler a história completa do Daniel!

“Tenho orgulho de ser autista”, revela Daniel, morador de Tatuí que venceu grandes barreiras da vida


Estes são apenas alguns dos muitos trabalhos feitos pela escola. Quer conhecer mais sobre a escola e tudo o que ela realiza? Siga a escola nas redes sociais!

Facebook / Instagram

A escola fica na Rua Geraldo Drago, 50, no bairro Tanquinho!


Já conhecia a escola? O que achou deste trabalho? Deixe suas reações nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui