Se você mora em Tatuí, com certeza, já ouviu falar sobre o antigo Casarão dos Guedes e, talvez, até conheça algumas histórias sobre o espaço. Agora, se você não é de Tatuí ou não conhece o local, eis a sua chance de conhecer. Embora, muitas pessoas se surpreendam com a grandiosidade exterior do local, poucos tiveram a oportunidade de entrar neste casarão.

Hoje, mostraremos um pouco da beleza histórica deste local incrível e se você deseja ver mais detalhes sobre este casarão, escreva nos comentários. Fique ligado aqui na Solutudo, pois, em breve, teremos novidades!

Veja um pouco de como é o famoso Casarão dos Guedes por dentro! Vamos juntos neste passeio?

Fotos: Filmaker Mike Oliver.

A história do Casarão

O casarão pertencia a Família Guedes. Martinho e Manoel Guedes eram donos da  fábrica de tecelagem São Martinho. A fábrica fica em frente ao Casarão e foi fundada em 1881, tornando Tatuí a maior produtora têxtil do país, chamada na época de “Ouro Branco”.

Martinho Guedes Pinto de Mello foi um português que saiu de Portugal em meio a crise e veio para o Brasil. Ele se instalou no interior de São Paulo, em Tatuí. Com a grande fortuna da família, eles construíram o casarão. Entretanto, conflitos familiares levaram o “Império da Família Guedes” à ruína. Hoje, o Casarão e a Fábrica são de pertencimento privado e estão sendo cuidadas, preservadas e restauradas.

Os detalhes do Casarão e da Fábrica impressionam. Os móveis antigos, detalhes nas pinturas e a incrível arquitetura do local mostram a riqueza daquela época.

Quer conhecer mais sobre a Fábrica São Martinho? Clique no link abaixo!

A verdade surpreendente que nunca te contaram sobre a centenária Fábrica São Martinho em Tatuí

Fatos curiosos

Há quem diga que tem um túnel no casarão que vai até o meio da fábrica para que os donos não precisassem sair na rua para ir ao trabalho. Se é verdade? Ninguém sabe. Mas em uma cidade como Tatuí, basta uma oportunidade em uma roda de conversa para que as histórias sejam contadas.

Foto: Filmaker Mike Oliver.

Lendas Urbanas Tatuianas

Chegamos no ponto alto da história, o que todos querem ler. Pega a pipoca e vamos lá!

Dizem que os antigos donos mantinham escravos no porão e que, se você passasse por lá à noite, ouviria o som de correntes se arrastando. Outra lenda contada é que neste casarão aconteceram alguns assassinatos e que ainda há restos mortais (ossos) no porão da casa. Alguns vizinhos do casarão também relatam que nas madrugadas de Tatuí aparece uma mulher de camisola branca em cima do telhado. Será que é verdade? Quem quer pagar para ver? (risos).

Foto: Mike Oliver.

O Casarão dos Guedes guarda muita história juntamente com a Fábrica São Martinho. Embora, desativados, os dois locais são tidos como patrimônio histórico da cidade. Mesmo com a tinta envelhecida e de certa maneira deteriorada, o Casarão impressiona pela sua estrutura conservada e pela bela e antiga arquitetura.

Arquivo Erasmo Peixoto.

Veja mais fotos do surreal Casarão dos Guedes!

Foto: Filmaker Mike Oliver.
Foto: Filmaker Mike Oliver.
Foto: Filmaker Mike Oliver.
Foto: Filmaker Mike Oliver.
Foto: Arquivo pessoal. O Casarão dos Guedes fica na Rua Nhônhô da Botica, próximo ao centro da cidade.

Gostou de conhecer o Casarão dos Guedes? Deseja ver mais detalhes sobre? Conhece mais histórias sobre este local? Sabe de outro lugar que vale a pena ser mostrado aqui? Deixe nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! ?

4.8/5 - (19 votes)

3 COMENTÁRIOS

  1. Estou de passagem por Tatui e me impressionei ver o casarão e a fábrica. Amei saber um pouquinho de sua história

  2. Parabéns por contar Trabalho essas histórias, gostaria de saber mais sobre o assunto. Obrigado ??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui