A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição foi elevada a Basílica Menor pelo Vaticano. Somente o Papa pode dar a autorização necessária para que alguma igreja chegue até esse patamar.

Conheça a Igreja Matriz de Tatuí e a importância desse título!

Foto: Eu curto Tatuí.

O que é uma Basílica Menor?

A palavra “basílica” vem do latim basilica que deriva do grego basiliké, significando “casa real”. No período do Império Romano, era o lugar onde estava localizado o Tribunal de Justiça. O termo “Basílica Menor” não é dado por conta do tamanho da igreja, pelo contrário, é na maioria das vezes as igrejas que chegam ao lugar de Basílica são enormes em sua estrutura e em sua história.

Ao todo existem quatro Basílicas Maiores no mundo, todas em Roma. Por sua vez, as Basílicas Menores são mais de 1.500 espalhadas pelo mundo. Geralmente, são Santuários e Catedrais que recebem um grande número de peregrinos pelos tesouros sagrados que guardam ou pela sua importância histórica. Uma delas é a de Tatuí!

Foto: Facebook/Igreja Matriz Tatuí.

A encantadora Igreja Matriz de Tatuí…

A história da belíssima igreja começou em 1822 quando a mesma se desvinculou da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. Em 1829, a autorização para a construção da Igreja foi conquistada.

As obras se iniciaram no dia 04/08/1884, mais precisamente às 16 horas da tarde, quando foi colocada a Pedra Fundamental do templo presidida pelo Cônego João Clímaco de Camargo, primeiro Padre tatuiano a administrar a igreja.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição tem porte e estilo de Catedral e sem dúvida é um patrimônio que preserva detalhes arquitetônicos do século XIX. Vale muito a pena admirar este local!

Foto: Facebook/Igreja Matriz de Tatuí.

Arquitetura e obras de arte da igreja

A igreja completou 200 anos de história, ela tem um enorme cuidado pela preservação história de sua linda arquitetura. Seus detalhes e objetos são verdadeiras obras de arte.

As pinturas artísticas em seu interior foram feitas pelo artista piracicabano Mário Tomazzi e impressionam pela beleza e estado de conservação. O templo também foi a primeira obra da cidade a utilizar tijolos cerâmicos. Por conta da riqueza arquitetônica, no dia 8 de dezembro de 2006, o templo foi eleito Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí.

Já em 9 de junho de 2007, foi assinado pelo prefeito da época, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município. A Basílica é patrimônio histórico e cultural da cidade e fica na Praça da Matriz, bem no Centro de Tatuí.

Veja algumas fotos e um vídeo histórico sobre a Basílica:

Foto: Facebook/Igreja Matriz de Tatuí
Foto antiga Igreja Matriz.
Praça da Matriz, foto: Eu Curto Tatuí.

Um detalhe surpreendente!

Junto com a Pedra Fundamental da igreja foram colocados alguns tesouros, são eles: dois jornais paulistas do dia anterior, os discursos proferidos por dois doutores, uma cédula de dinheiro da época e uma notícia histórica da cidade. Qual notícia é essa? Talvez, quem sabe um dia esse mistério seja revelado!


Já conhecia a história da Igreja Matriz de Tatuí? Você tem lembranças com essa igreja? Deixe nos comentários, vamos amar ler essas experiências! 😍


Leia também:

A verdade surpreendente que nunca te contaram sobre a centenária Fábrica São Martinho em Tatuí

A linda praça de Tatuí que dá um show de cultura e história na cidade

Dizem que o cupido já flechou muitos casais nessa praça em Tatuí, seria ela a “Praça do Amor”?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!


SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui